Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96269
Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo. Com base neste dado, se faz premente observar a saúde mental pós-pandemia dos brasileiros, que vem sendo abalada por diversos fatores, como a ansiedade e a dificuldade financeira.
Em primeira análise, é de suma importância relatar a falta de ações governamentais para combater a ansiedade, já que a ausência das ações, geram dificuldades no cotidiano do cidadão. A OMS diz que, "a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social". Porém, com a escassez de ações do governo, tal prerrogativa não tem se concretizado no dia a dia da sociedade. É inadmissível que isso continue a acontecer.
Em segunda análise, é importante apontar a dificuldade financeira como impulsionadora da precária saúde mental no Brasil. De acordo com o filósofo Platão, "o importante não é viver, mas viver bem". Todavia, a imprecisão da igualdade financeira, tem sido um obstáculo para o povo viver bem, onde muitos não vivem e sim sobrevivem.
Depreende-se, portanto, a importância de se combater esses desafios. Para isso, se faz crucial que o Estado, por intermédio de campanhas de serviços, coloque psicólogos em todos os hospitais públicos, para conseguir tranquilizar a sociedade através de conversas profissionais. Assim, colocando em prática seu contrato social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por AmaCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#0
Olá, tudo bem?
Pois bem, como solicitou-me, irei dar meu parecer acerca de sua produção. Irei colocar meus posicionamentos de acordo com cada parágrafo.

1 Parágrafo ( introdução)

Uma introdução bem desenvolvida, deve possuir os seguintes aspectos: introduzir o tema + explanar seu posicionamento + direcionar para a argumentação.
Com isso, aconselho-te a escrever no mínimo 3 ou 4 períodos, concretos e pertinentes, na sua introdução. Sendo eles mercados por uma gradação, ou seja, uma sequência de ideias.

I ) Aqui, você utilizou-se de apenas 2 períodos, não creio ser o suficiente para desbravar toda a introdução.
II) Você introduziu com um dado de um órgão competente e importante, muito bem!! Pude ser introduzida à uma parte do tema, contudo, ainda é genérico, pois ansiedade, é apenas um, dos diversos tipos de problemas psicológicos que alguém pode ter, e o tema é: "Saúde Mental", sei que há momentos de se deve ser específico, mas aqui, por se tratar de um tema complexo, você deveria aborda-lo como um todo. Esta seria a função do segundo período.
III) Não pude perceber seu posicionamento sobre o tema. Você me disse : "Com base neste dado, se faz premente observar a saúde mental pós-pandemia dos brasileiros, que vem sendo abalada por diversos fatores, como a ansiedade e a dificuldade financeira." Nesse caso, você estaria me direcionando para o que você, possivelmente, me apresentará no seu texto, contudo, não sei se você acha isso importante, se é conversado, se é colocado de lado ou afins. Nesse sentido, ficou vago.

2 Parágrafo (desenvolvimento )
I) Você está deixando a desejar na coerência. Leia: "Em primeira análise, é de suma importância relatar a falta de ações governamentais para combater a ansiedade, já que a ausência das ações, geram dificuldades no cotidiano do cidadão." Eu consigo entender o que quis me dizer, contudo, o período não flui.

Tente assim: "Em primeira análise, é de suma importância apontar a falta de ações governametais - que auxiliem no tratamento da ansiedade - como grande contribuinte das elevadas dificuldades existentes no cotidiano dos cidadãos. ". Perceba que eu disse o mesmo que você, mas acredite, aqui, a ordem das palavras afeta a fluidez, e faz com que o seu texto pareça desconexo. Nesse ponto você apontou um argumento: descaso do governo. Especificou: tratamento da ansiedade. Explicou a importância: porque contribui com as dificuldades. Agora, quais dificuldades? Vamos à frente.

II) "A OMS diz que, "a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social". Porém, com a escassez de ações do governo, tal prerrogativa não tem se concretizado no dia a dia da sociedade. É inadmissível que isso continue a acontecer."

Primeiro, irei sugerir breves alterações.
"Para a OMS; "saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social". Porém, com a escassez de ações estatais, tal prerrogativa não se concretiza no cotidiano da sociedade, pois a negação da devida importância à saúde mental, afeta, diretamente, o quesito social, e impossibilita os cidadãos de exercerem sua cidadania, sendo assim, inadmissível que isso continue a acontecer."

Na última parte deste parágrafo você me deu sua opinião. "É inadmissível ", muito bem!! Contudo, essa afirmação deveria reafirmar sua tese, que deveria ter sido exposta na introdução.

Um bom desenvolvimento deve ter a mesma estrutura do texto, sendo introdução + desenvolvimento + conclusão.
Você precisa trabalhar todo o seu argumento de forma coesa, coerente e pertinente. Note, o argumento presente no seu desenvolvimento deve refletir aquilo que você já havia dito na introdução, não estou corrigindo, nisso, você acertou bem! Sempre lembre.

Com este desenvolvimento, você me deu: o problema (descaso do governo) + base (oms) + explicação (porque é importante) + opinião (inadmissível), sendo esta, reforçada pela explicação antemão dada.

3 Parágrafo
I) "Em segunda análise, é importante apontar a dificuldade financeira como impulsionadora da precária saúde mental no Brasil. De acordo com o filósofo Platão, "o importante não é viver, mas viver bem". Todavia, a imprecisão da igualdade financeira, tem sido um obstáculo para o povo viver bem, onde muitos não vivem e sim sobrevivem."

Como já lhe dei as dicas no ponto II/2, aqui vou apenas falar superficialmente para você se basear.
Bem, "a dificuldade financeira é impulsionadora da precária saúde mental no Brasil", por quê? Note, você me deu um argumento, que, pode até ser pertinente, mas você não me disse o porquê. Leia este parágrafo e revise.

IV) "Depreende-se, portanto, a importância de se combater esses desafios. Para isso, se faz crucial que o Estado, por intermédio de campanhas de serviços, coloque psicólogos em todos os hospitais públicos, para conseguir tranquilizar a sociedade através de conversas profissionais. Assim, colocando em prática seu contrato social."

Note, a conclusão deve apresentar a síntese do seu pensamento + intervenções das problemáticas que você apontou. Você colocou a falta de interesse do Estado em relação ao tratamento da ansiedade (2 pg) e a dificuldade financeira (3 pg). Bem, agora você terá de combate-las. Sempre coloque problemas que você possui possíveis soluções, pois deste modo você demonstrará melhor domínio do texto.

No quesito ortografia, apresenta apenas alguns desvios do uso da vírgula e concordâncias, revise. Procure sempre substituir algumas expressões por outras de mesmo valor semântico, mas que deixem seu texto mais atrativo.

Minha nota é: 780.
Revise, bons estudos e boa sorte!
2
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96272
Olá @Casey12 , escrevi essa redação, gostaria de receber sua correção se possível. Obrigado desde já.
1
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96274
Oiê @abiaacs , sou eu novamente, juro que escrevi trinta linhas no caderno, porém, aqui não parece. Gostaria de receber sua correção se possível.
0
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96277
Olá @AmaCris , li sua correção e gostei bastante, poderia corrigir essa minha redação?
1
Avatar do usuário
Por AmaCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96292
Olá, tudo bem?
Pois bem, como solicitou-me, irei dar meu parecer acerca de sua produção. Irei colocar meus posicionamentos de acordo com cada parágrafo.

1 Parágrafo ( introdução)

Uma introdução bem desenvolvida, deve possuir os seguintes aspectos: introduzir o tema + explanar seu posicionamento + direcionar para a argumentação.
Com isso, aconselho-te a escrever no mínimo 3 ou 4 períodos, concretos e pertinentes, na sua introdução. Sendo eles mercados por uma gradação, ou seja, uma sequência de ideias.

I ) Aqui, você utilizou-se de apenas 2 períodos, não creio ser o suficiente para desbravar toda a introdução.
II) Você introduziu com um dado de um órgão competente e importante, muito bem!! Pude ser introduzida à uma parte do tema, contudo, ainda é genérico, pois ansiedade, é apenas um, dos diversos tipos de problemas psicológicos que alguém pode ter, e o tema é: "Saúde Mental", sei que há momentos de se deve ser específico, mas aqui, por se tratar de um tema complexo, você deveria aborda-lo como um todo. Esta seria a função do segundo período.
III) Não pude perceber seu posicionamento sobre o tema. Você me disse : "Com base neste dado, se faz premente observar a saúde mental pós-pandemia dos brasileiros, que vem sendo abalada por diversos fatores, como a ansiedade e a dificuldade financeira." Nesse caso, você estaria me direcionando para o que você, possivelmente, me apresentará no seu texto, contudo, não sei se você acha isso importante, se é conversado, se é colocado de lado ou afins. Nesse sentido, ficou vago.

2 Parágrafo (desenvolvimento )
I) Você está deixando a desejar na coerência. Leia: "Em primeira análise, é de suma importância relatar a falta de ações governamentais para combater a ansiedade, já que a ausência das ações, geram dificuldades no cotidiano do cidadão." Eu consigo entender o que quis me dizer, contudo, o período não flui.

Tente assim: "Em primeira análise, é de suma importância apontar a falta de ações governametais - que auxiliem no tratamento da ansiedade - como grande contribuinte das elevadas dificuldades existentes no cotidiano dos cidadãos. ". Perceba que eu disse o mesmo que você, mas acredite, aqui, a ordem das palavras afeta a fluidez, e faz com que o seu texto pareça desconexo. Nesse ponto você apontou um argumento: descaso do governo. Especificou: tratamento da ansiedade. Explicou a importância: porque contribui com as dificuldades. Agora, quais dificuldades? Vamos à frente.

II) "A OMS diz que, "a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social". Porém, com a escassez de ações do governo, tal prerrogativa não tem se concretizado no dia a dia da sociedade. É inadmissível que isso continue a acontecer."

Primeiro, irei sugerir breves alterações.
"Para a OMS; "saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social". Porém, com a escassez de ações estatais, tal prerrogativa não se concretiza no cotidiano da sociedade, pois a negação da devida importância à saúde mental, afeta, diretamente, o quesito social, e impossibilita os cidadãos de exercerem sua cidadania, sendo assim, inadmissível que isso continue a acontecer."

Na última parte deste parágrafo você me deu sua opinião. "É inadmissível ", muito bem!! Contudo, essa afirmação deveria reafirmar sua tese, que deveria ter sido exposta na introdução.

Um bom desenvolvimento deve ter a mesma estrutura do texto, sendo introdução + desenvolvimento + conclusão.
Você precisa trabalhar todo o seu argumento de forma coesa, coerente e pertinente. Note, o argumento presente no seu desenvolvimento deve refletir aquilo que você já havia dito na introdução, não estou corrigindo, nisso, você acertou bem! Sempre lembre.

Com este desenvolvimento, você me deu: o problema (descaso do governo) + base (oms) + explicação (porque é importante) + opinião (inadmissível), sendo esta, reforçada pela explicação antemão dada.

3 Parágrafo
I) "Em segunda análise, é importante apontar a dificuldade financeira como impulsionadora da precária saúde mental no Brasil. De acordo com o filósofo Platão, "o importante não é viver, mas viver bem". Todavia, a imprecisão da igualdade financeira, tem sido um obstáculo para o povo viver bem, onde muitos não vivem e sim sobrevivem."

Como já lhe dei as dicas no ponto II/2, aqui vou apenas falar superficialmente para você se basear.
Bem, "a dificuldade financeira é impulsionadora da precária saúde mental no Brasil", por quê? Note, você me deu um argumento, que, pode até ser pertinente, mas você não me disse o porquê. Leia este parágrafo e revise.

IV) "Depreende-se, portanto, a importância de se combater esses desafios. Para isso, se faz crucial que o Estado, por intermédio de campanhas de serviços, coloque psicólogos em todos os hospitais públicos, para conseguir tranquilizar a sociedade através de conversas profissionais. Assim, colocando em prática seu contrato social."

Note, a conclusão deve apresentar a síntese do seu pensamento + intervenções das problemáticas que você apontou. Você colocou a falta de interesse do Estado em relação ao tratamento da ansiedade (2 pg) e a dificuldade financeira (3 pg). Bem, agora você terá de combate-las. Sempre coloque problemas que você possui possíveis soluções, pois deste modo você demonstrará melhor domínio do texto.

No quesito ortografia, apresenta apenas alguns desvios do uso da vírgula e concordâncias, revise. Procure sempre substituir algumas expressões por outras de mesmo valor semântico, mas que deixem seu texto mais atrativo.

Minha nota é: 780.
Revise, bons estudos e boa sorte!
2
Avatar do usuário
Por Cauannex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96296
@AmaCris, nossa, de verdade, muito obrigado pela correção, consegui perceber perfeitamente os erros, me senti até mais leve. Irei corrigir e colocar em prática suas dicas! Obrigado novamente, excelente explicação ☺️🤎
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
482 Exibições
por Enolaa
0 Respostas 
220 Exibições
por ellenkoch32
0 Respostas 
202 Exibições
por 123459
Crescimento econômico pós pandemia
por Juliafgjxfnn    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por Juliafgjxfnn
Evasão escolar pos pandemia
por hendriac    - In: Outros temas
0 Respostas 
101 Exibições
por hendriac
Crescimento econômico pós-pandemia
por Lari987    - In: Outros temas
8 Respostas 
979 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
524 Exibições
por laranikelly
0 Respostas 
53 Exibições
por AndreFc
0 Respostas 
91 Exibições
por ttvi4n
Relações pós-pandemia
por Anonimus    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por Anonimus

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM