Avatar do usuário
Por mariana96
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94714
Ao afirmar, em sua célebre canção “O Tempo Não Para”, o poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. De fato, ele estava certo, pois a desvalorização da arte de autoria feminina no Brasil não é um problema exclusivamente atual, uma vez que acontece desde tempos retrógrados. Desse modo, na contemporaneidade, as dificuldades ainda persistem, seja pela objetificação da mulher, seja pelo machismo estrutural no corpo social.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar que as figuras femininas na sociedade sempre foram enxergadas apenas quando a aparência das mulheres se tornam mais do que todos os outros aspectos que as definem enquanto pessoa, e ainda que tenhamos evoluído em tal pensamento, quando se trata especificamente do papel feminino na arte, essa noção se torna muito presente. Nessa óptica, segundo as estatísticas do Museu de Arte de São Paulo (MASP), somente 6% dos artistas em exposição são mulheres, mas 60% das obras nuas são femininas. Dessa forma, é inaceitável que em pleno século XXI, ainda haja uma grande abrangência da objetificação da mulher no setor artístico.

Ademais, a cultura machista de que viemos é mais um dos fatores que agravam esse impasse. Nesse contexto, durante meados do século XIX tivemos grandes escritoras e poetas lutando ativamente para que suas obras fossem reconhecidas, entre elas Maria Firmina que em uma época em que a educação feminina era restrita aos cuidados da família e com a casa, denunciou as circunstância da desigualdade vividas pelas mulheres através de suas obras. Sendo assim, fica evidente que os princípios de antigamente sobre os deveres da personalidade feminina ainda são persistentes, embora sejam mais difíceis de serem percebidos devido à normalização dos ensinamentos passados para as mulheres desde pequenas.

Infere-se portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela valorização das artes de autorias femininas no Brasil. Para tanto, o Governo em conjunto com o Ministério da Cultura, deve estimular a participação de mais mulheres na política para criação de leis que incentivem projetos culturais femininos. Outrossim, o Ministério da Educação em parceria com as escolas, deve promover aulas e palestras sobre artistas femininas e a importância de sua valorização para a história, e consequentemente, conscientizar e incentivar outras meninas que elas podem ser muito mais do que foram ensinadas, que podem seguir seus sonhos em qualquer área e se quiserem serem grandes artistas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Trabalho Infantil no meio artistico
por erasedchris    - In: Outros temas
0 Respostas 
47 Exibições
por erasedchris
2 Respostas 
511 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
147 Exibições
por stitch12
0 Respostas 
212 Exibições
por Helder442
0 Respostas 
191 Exibições
por Maydiass
0 Respostas 
154 Exibições
por Laurita665
0 Respostas 
60 Exibições
por laurafermam
0 Respostas 
327 Exibições
por Lurian07
0 Respostas 
467 Exibições
por Thiffs
0 Respostas 
136 Exibições
por Lourencogom
Dengue desafio da atualidade

Atualmente,o Brasil vivi uma epidemia devastadora […]

Olá! Então, a sua introduç&a[…]

No Brasil, a escravidão é um element[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM