Entretanto, a discriminação com os negros pode ocorrer das mais variadas formas. O indivíduo pode ser discriminado por estar na linha da pobreza, devido ao desacesso à educação no passado, o que trouxe para a contemporaneidade a desigualdade entre brancos e negros. Ou, simplesmente, pelo seu tom de pele, em que ainda há pessoas racistas que são favoráveis à superioridade e à pureza racial.
Todavia, apesar de a Lei
citada causar punimento àqueles que a desobedecem, o racismo prossegue de maneira clara e explícita através de qualquer lugar, como em pichações em monumentos e instituições nas grandes cidades e nos grupos do mundo virtual. Alguns apoiam a ideia de sustentar o interesse do Governo em reservar 30% das vagas das universidades aos negros, mas isso é o maior ato de racismo praticado por ele por significar que uma pessoa negra não pode competir igualmente com uma pessoa branca.
Portanto, o certo a se fazer é o Estado investir na educação juntamente em adotar uma postura antirracista concedendo penas mais rígidas para o crime, pois só assim será possível garantir na sociedade brasileira o caminho correto para a minimização do racismo no país. O que implica em não desrespeitar e agredir o negro, mas sim nele enxergar como um cidadão igual a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.