De início, insta salientar que a falta de empatia agrava o problema. Como também, está relacionada ao conceito "Atitude Blasé" do Sociólogo Alemão George Simmel, que diz respeito a ápatia diante de problemas que merecem atenção da sociedade. Exemplo disso, são os discursos de ódio que estão cada vez mais frequentes principalmente entre os jovens, como nas escolas e lugares facilmente frequentados entre eles. Visto que, já está se tornando comum esse preconceito, pois não há intervenção e nem atitudes empáticas que interfira nesse combate.
Ademais, é preciso abordar a má influência midiática como outra peça-chave do problema. De fato, que de acordo com o teórico Pierre Bourdieu, a mídia deve ser usada como ferramenta democrática, ao invés de mecanismo opressor. Entretanto, a mídia vem sendo usada como instrumento para a má conduta, assim, influencia e estimula comportamentos negativos como a raiva, o rancor, o preconceito e a disputa. Logo, trás consequências para quem recebe esse tipo de ação, como o medo, e são essas atitudes que impossibilita a melhoria de medidas para combater.
Portanto, critério para minimizar essa problemática é necessário. Assim, cabe a Grande Mídia transmitir informações e conhecimentos, por meio de um projeto Digital que terá orientações sobre as formas de preconceitos e suas consequências. Isso deve ocorrer, a fim de assegurar que o meio social ainda seja uma forma de construção de caráter.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.