Um primeiro caminho para definir esses limites seria o estabelecimento de leis mais claras e específicas para o ambiente digital. Embora existam leis que protejam a liberdade de expressão, a interpretação delas pode variar bastante e muitas vezes não abrange as particularidades do universo online. Assim, a criação de leis específicas para as redes sociais e demais plataformas digitais poderia ajudar a definir melhor o que é considerado discurso de ódio.
Outra abordagem seria a criação de mecanismos de moderação mais efetivos por parte das próprias empresas de tecnologia. Embora já existam regras para o uso dessas plataformas, muitas vezes elas não são aplicadas de maneira adequada ou consistente. Portanto, é necessário investir em tecnologias que permitam identificar e remover conteúdos ofensivos de forma mais rápida e eficiente.
Além disso, é preciso investir na educação digital e na conscientização da sociedade sobre a importância do uso responsável das redes sociais. Isso inclui não apenas o respeito à liberdade de expressão, mas também a compreensão de que essa liberdade não é absoluta e pode ter limites. É preciso desenvolver habilidades críticas e éticas para lidar com o universo digital, de modo a evitar a propagação do discurso de ódio.
Por fim, é importante lembrar que a definição de limites para a liberdade de expressão no ambiente digital é um desafio constante e que deve envolver diferentes atores, incluindo governos, empresas, organizações da sociedade civil e usuários. Somente com a cooperação entre esses grupos será possível construir um ambiente online mais saudável e democrático, em que a liberdade de expressão possa ser exercida de forma responsável e respeitosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada