Antes de tudo, é importante abordar o impacto da exclusão dentro de um corpo social. No livro "Cidadania de papel", escrito por Gilberto Dimenstein, é colocado em pauta a necessidade de investimentos na educação para diminuir problemas como o analfabetismo e a exclusão digital, por exemplo. Todavia, percebeu-se o contrário na pandemia, em que pessoas com baixa renda não obtiveram auxílio nos estudos. Portanto, muitos cidadãos não conseguiram acompanhar as aulas online, na qual, era a maneira de acessar a educação, visto que não possuíam meios para isso. Causando a falta de conhecimentos básicos para entender assuntos mais complexos e consequentemente atrasos no cronograma escolar.
Ademais, cabe ressaltar a falta de apoio pedagógico como um dos fatores que contribuíram para o agravamento da problemática. Segundo o instituto de estudos Socioeconômicos(INESC), a precariedade de equipamentos nas escolas, e a falta de apoio pedagógico colaboraram para a dificuldade do acesso à educação, pois as escolas não possuíam materiais para auxiliar os alunos.
Desse modo, é evidente que a pandemia causou um agravamento em um problema que já existia no Brasil, a democratização da educação. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio de investimentos nas instituições de ensino, proporcionar materiais adequados, tanto para os professores, quanto para os alunos, com o objetivo de diminuir a falta de materiais educacionais e proporcionar condições de estudos melhores para os indivíduos que frequentam as instituições de educação. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse o escritor Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.