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Por Vinicius13
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#91197
De acordo com o filósofo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico", por ambos necessitarem de interação e igualdade entre todas as partes para que possam manter-se saudáveis. Entretanto, no período pandêmico notou-se a desigualdade em relação à formação escolar entre diferentes classes sociais, sendo ela a responsável pela discrepância escolar entre os alunos. Nesse contexto, indiscutivelmente observa-se que a defasagem escolar no período pandêmico foi causado, devido, não só à exclusão por parte do Governo com grupos sociais de menor poder aquisitivo, mas também pela falta de apoio pedagógico.

Antes de tudo, é importante abordar o impacto da exclusão dentro de um corpo social. No livro "Cidadania de papel", escrito por Gilberto Dimenstein, é colocado em pauta a necessidade de investimentos na educação para diminuir problemas como o analfabetismo e a exclusão digital, por exemplo. Todavia, percebeu-se o contrário na pandemia, em que pessoas com baixa renda não obtiveram auxílio nos estudos. Portanto, muitos cidadãos não conseguiram acompanhar as aulas online, na qual, era a maneira de acessar a educação, visto que não possuíam meios para isso. Causando a falta de conhecimentos básicos para entender assuntos mais complexos e consequentemente atrasos no cronograma escolar.

Ademais, cabe ressaltar a falta de apoio pedagógico como um dos fatores que contribuíram para o agravamento da problemática. Segundo o instituto de estudos Socioeconômicos(INESC), a precariedade de equipamentos nas escolas, e a falta de apoio pedagógico colaboraram para a dificuldade do acesso à educação, pois as escolas não possuíam materiais para auxiliar os alunos.


Desse modo, é evidente que a pandemia causou um agravamento em um problema que já existia no Brasil, a democratização da educação. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio de investimentos nas instituições de ensino, proporcionar materiais adequados, tanto para os professores, quanto para os alunos, com o objetivo de diminuir a falta de materiais educacionais e proporcionar condições de estudos melhores para os indivíduos que frequentam as instituições de educação. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse o escritor Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#91429
Oi, @Vinicius13, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.

C1 - 160. Há poucos desvios e poucas falhas.
C2 - 200. Parabéns! No entanto, não introduza um novo repertório na conclusão.
C3 - 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias. O D2 é extremamente superficial.
C4 - 160. O uso inadequado do pronome relativo "na qual" impede a atribuição da nota máxima.
C5 - 160. Não encontrei o detalhamento da sua proposta de intervenção.

Total - 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Material de apoio para os corajosos (criado pela Emy): material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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