Em primeira análise, evidencia-se a conciência humana em relação ao lixo. Sob essa ótica, dados do "panorama de resíduos sólidos" diz que cada brasileiro produz ,em média, 379,2kg por ano, o que corresponde a mais de 1kg por dia. Dessa forma, é observado que conforme o tempo e a tecnologia foi avançando, foi sendo produzido mais lixo e menos pessoas foram criando conciência de como isso é ruim para o meio ambiente e para os seres vivos, como afirma os dados.
Além disso, é notório o consumo exagerado de plástico, por exemplo. Consoante a isso, o consumismo tomou conta do brasil, e mais pessoas continuam comprando para satisfazer um sentimento momentânio, gerando mais lixo para o planeta, destruindo a fauna e a flora, queimando florestas e extinguindo animais, para continuar produzindo e saciando um desejo sem fim. Desse modo , é trazido à tona a importancia de educar as crianças , pois como cita pitágoras: "Eduquem as crianças e não será necessário castigas os homens".
Depreende-se, portanto, a adoçao de medidas que venham conter o exesso de lixo na sociedade brasileira e ampliar o cuidado com o meio ambiente. Dessa maneira, cabe ao minestério do meio ambiente e ao governo federal promover mais meios de reciclagem em grandes e pequenas cidades, também o minestério da educação e da mídia deverá educar as crianças e orientar os pais a terem um consumo consciênte, por meio de palestras e propagandas, a fim de que as gerações futuras não sofram com o lixo de hoje. Somente assim, iremos transformar nossos estilos de vida para melhor, sem agredir o planeta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.