Segundo o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas para 49,7% dos alunos, a suspensão das aulas presenciais diminuiu bastante a aprendizagem. É possível observar com essa informação, que a dificuldade do ensino online está relacionada ao método no qual prejudica a concentração dos alunos. A falta de um local silencioso, de um espaço confortável, ou de uma boa conexão com a internet. É o que influência nisso.
Ademais, com um novo método de ensino, os professores tem uma responsabilidade maior em passar o conteúdo de forma entendível. No entanto, as plataformas utilizadas muitas vezes não auxiliam nesse resultado, gerando uma enorme sobrecarga em cima dos professores.
Diante do exposto, o declínio do ensino online mantém alunos e professores afetados devido a sua falta de aperfeiçoamento. Em síntese, é de suma importância que o MEC, juntamente com o Governo inclua uma mudança no conteúdo dando matérias de apoio mais dinâmicos, e diminuindo as atividades focando mais nas explicações. Contribuindo assim, para que os alunos consigam se concentrar e ter mais facilidade em aprendizagem. E que também haja um revezamento de professores da mesma matéria, para reduzir a sobrecarga dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.