Diante disso, é preciso pontuar às greves como uma das consequências do revés. Desse modo, de acordo com pesquisas do site "G1", ocorreram 41 paralisações em 17 Estados brasileiros. Isso acontece porque, os problemas no setor faz com que a população se volte contra o injusto sistema do transporte público. Logo, é imprescindível a dissolução dessa conjuntura.
Constata-se, além disso, a análise do quanto a ineficiência do Estado infere na problemática, seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pelo, o desinteresse dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento sociocultural democrático das regiões brasileiras. Segundo o sociólogo e polonês, Zygmunt Bauman, " a modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos", isto é, a indiligência estatal aflige a sociedade e as relações pessoais, visto que está relacionado ao fato de que autoridades governamentais apresentam empecilhos para neutralizar greves, pois ainda existe no Brasil contemporâneo a carência do acesso eficaz ao transporte, o que, lamentavelmente, intensifica a crise do transporte coletivo e impede que todos tenham os mesmos benefícios. Com isso, entende-se o quanto esse contexto insere-se no pressuposto.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Poder Executivo, promover na educação básica uma nova disciplina voltada para o conhecimento dos direitos humanos, de maneira que beneficie todas as instituições públicas e privadas do Brasil, através de profissionais do sistema educacional, a fim de combater a crise do transporte público e conscientizar os futuros cidadãos sobre as prerrogativas que o brasileiro possui. Somente assim, as diretrizes serão cumpridas com êxito e as Unidades Federativas receberão o devido auxílio para a erradicação de greves, conduzidos pelo, o Governo Federal com a realização de programas sociais a favor de melhorias no setor do transporte. Por isso, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Declaração Universal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada