Em primeiro plano, é preciso reconhecer os problemas causados pelo abandono animal, entre eles o mal estar dos bichos e o risco de acidentes de trânsito e de zoonoses. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais indica que os mesmos devem receber tanta proteção à vida quanto os homens, porém, esse direito é quebrado quanto o Estado não movimenta ações que o coloquem em vigor, mas deixam milhões de animais vivendo nas ruas das cidades brasileiras de maneira precária. Por isso, faz-se mister acabar com essa negligência.
Destarte, outro fator que se destaca nesse tema, é a falha educacional da nação verde-amarela no que diz respeito à proteção da fauna do país. Como retratado por Zygmaunt Bauman em sua obra "Modernidade Líquida", uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea é o egoísmo, fato que pode ser observado nas situações de maus tratos, visto que há uma cultura no Brasil de violência, descarte e indiferença aos bichos, impasse que depende do próprio povo para ser resolvido.
Em suma, o país precisa evoluir no que tange à proteção dos animais, pois essa é uma questão emergente. Portanto, urge que as ONG's - Organizações não Governamentais - de proteção animal e seus simpatizantes, intervenham firmemente em prol da causa, por meio de protestos públicos, a fim de pressionar os governantes a desenvolverem práticas funcionais na área. Assim, o Brasil impedirá que problemas mostrados na obra "Pets" continuem a ocorrer fora da ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.