Em primeiro plano, evidência- se que a omissão governamental é uma grande responsável pela complexidade do problema. Conforme o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa, determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outro fator: se as pessoas não tem acesso a informação a informação séria sobre consumo consciente, sua visão será limitada e dificultará ainda mais a erradicação do empecilho. Visto que a presença governamental é ausente, é lícito postular que essa falta de acompanhamento é um estímulo para o desatentamento das pessoas ao agravante.
Ademais, é igualmente preciso apontar, que a mentalidade capitalista das empresas é outro agente dificultador. A necessidade de consumo dos cidadãos, se dá principalmente devido a manipulação feita pelas empresas, através da mídia e outros meios, acontece o ardiloso trabalho da obsolência precoce, influenciando assim, a comprarem novamente. Desse modo, agindo perpetuamente no que diz respeito o problema.
Convém portanto, que de modo urgente, medidas sejam tomadas. Cabe ao ministério da educação tornar do conhecimento de todos a gravidade proporcionada pelo assunto, promovendo uma base educacional afim de viabilizar sobre o desafio do consumo consciente, e também, a mídia com o seu poder de influência promover campanhas, e matérias aprovadas por especialistas, com informações sucintas, realizando assim a ideia de Durkheim.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.