Dessa forma,em primeiro plano, a negligência governamental é um desafio presente no problema.A Constituição Federal de 1988,retrata que a preservação é um dever do Estado e da sociedade. Porém,há irresponsabilidade governamental na questão da proteção aos biomas brasileiros,uma vez que o governo não implanta medidas de fato efetivas, como o aumento da fiscalização em áreas florestais.Logo urge que o Estado reformule sua postura.
Em paralelo,a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema.Para Zygmunt Bauman,os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica do mercado.Tal constatação é nitida em decorrência da degradação ambiental ocorrida no país, na qual agricultores e empresários colocam seus interesses de lucro acima da preservação florestal,por consequência, gera a extinção de espécies de animais e o desequilíbrio ambiental.Assim, inverter a lógica e colocar a proteção dos biomas em primeiro lugar é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema.Para isso cabe ao Poder Público promover o entendimento da população sobre a importância da proteção aos biomas,por meio das escolas,fazendo com que professores apresentem atividades escolares a seus respectivos alunos,tais como debates e trabalhos escolares,a fim de inverter a supremacia mercadológica. Paralelamente é preciso intervir sobre a irresponsabilidade estatal.Dessa maneira,os impactos causados aos biomas poderão atenuar-se em médio e longo prazo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.