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Por PedroAlex
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A Lei da Inércia de Newton afirma que um corpo tende a permanecer parado a menos que uma força seja aplicada sobre ele. No contexto dos problemas de degradação dos ecossistemas brasileiros, podemos perceber uma situação semelhante, onde a falta de intervenção resulta na persistência do problema. Para abordar essa questão, é essencial implementar estratégias que lidem com suas causas, tais como insuficiência da legislação e desmatamento.
Primeiramente, a falta de legislação eficaz desempenha um papel crucial na persistência do problema. Embora a Constituição Federal de 1988 estabeleça diretrizes para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, essa legislação muitas vezes não é suficiente. O fato de a Carta Magna garantir não apenas o bem-estar humano, mas também a preservação da flora e fauna brasileira, significa que as agressões aos biomas brasileiros enfraquecem a eficácia da lei, tornando mais desafiadora a resolução desse problema.
Além disso, a questão do desmatamento agrava ainda mais a situação. Como enfatizado no provérbio indígena que mencionou, as ações prejudiciais ao meio ambiente, realizadas muitas vezes em busca de lucro imediato, resultam na degradação dos ecossistemas. A perda da biodiversidade e a poluição de rios e recursos naturais são consequências diretas desse desmatamento. A sociedade contemporânea frequentemente coloca o lucro antes da preservação ambiental, tornando a resolução do problema ainda mais difícil.
Portanto, é imperativo adotar medidas eficazes para resolver essa questão. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), como órgão responsável pela proteção do meio ambiente e pela garantia da qualidade ambiental, deve intensificar suas atividades de fiscalização. Isso inclui o envio de equipes de fiscalização para as áreas mais afetadas pelo desmatamento, usando tecnologia de satélites para rastrear as agressões aos biomas. Além disso, é crucial promover leis mais rigorosas que desestimulem as ações prejudiciais ao meio ambiente, visando eliminar as atividades destrutivas contra os ecossistemas brasileiros. Somente por meio dessas medidas, a biodiversidade poderá ser restaurada e os biomas preservados, de modo a evitar que a Lei da Inércia de Newton permaneça apenas na física.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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