Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da população analfabeta. Nesse sentido, o número de crianças de idades entre 4 e 9 anos sem domínio da função de ler e escrever se torna agravante. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de investimento na educação como impulsionar a importância da alfabetização na infância em questão no Brasil. Segundo filósofo grego Aristóteles, a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces. Diante de tal exposto, nota-se que o saber de ler e escrever é essencial à vida. Logo é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Ministério da Educação, invista em métodos de ensino que facilite o aprendizado, fazendo se com que as crianças despertem interesse de ler e escrever. Assim se consolidará uma sociedade sabia, onde o Estado desempenha seu "Contrato Social" como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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