• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#72937
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa a importância da alfabetização na infância em questão no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da população analfabeta. Nesse sentido, o número de crianças de idades entre 4 e 9 anos sem domínio da função de ler e escrever se torna agravante. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de investimento na educação como impulsionar a importância da alfabetização na infância em questão no Brasil. Segundo filósofo grego Aristóteles, a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces. Diante de tal exposto, nota-se que o saber de ler e escrever é essencial à vida. Logo é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Ministério da Educação, invista em métodos de ensino que facilite o aprendizado, fazendo se com que as crianças despertem interesse de ler e escrever. Assim se consolidará uma sociedade sabia, onde o Estado desempenha seu "Contrato Social" como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#72949
Lavinia2004 escreveu:@maikazauski Olá! Poderia me ajudar corrigindo minha redação, desde já agradeço.
OLÁ Lavinia2004! Tudo bem?😼👋🏻🌤

Quando for marcar alguém, para que essa informação seja notificada, espere o nome aparecer para clicar. (Pois, só vai funcionar se o nick ficar azul). Aqui, farei por você desta vez.
@maikazauski

Um beijo no cérebro. 😚🧠
Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM