A pandemia do coronavírus tem sido de grande impasse e agravo para doenças mentais em todo mundo. O número de pessoas com depressão e ansiedade teve um aumento significativo durante a pandemia da Covid-19, isso pelo fato de que, a capacidade de gerir emoções e de resiliência durante esta crise mundial tem sido um desafio para muitos.
A inteligência emocional, até pouco tempo, era uma aptidão desconhecida, até mesmo pela própia psicologia, que segundo Daniel Goleman (idealizador da inteligência emocional), não conhecia nada sobre as emoções. Foi com o decorrer do tempo em que a capacidade de gerir emoções foi reconhecida como importante para saúde mental humana, apesar de que ainda seja pouco reconhecida pela população brasileira, pois são poucos que conhecem os mecanismos para serem os próprios gestores de suas emoções, o que, consequentemente, agrava a problemática no país.
No entanto, estudos recentes sobre o comportamento humano, apontam que todos os seres humanos possuem capacidade e potencial para desenvolver múltiplas inteligências, bem como, a inteligência emocional. Ser inteligente emocional não é algo complexo, como muitos creem, mas sim algo prático, que requer autocontrole e resiliência, ou seja, a capacidade de gerir seus próprios sentimentos e até mesmo as emoções de outras pessoas. Entretanto, esta capacidade, durante a pandemia, tem sido um grande desafio para a sociedade brasileira, além disso, fatores como experiências traumáticas associadas à infeção ou à morte de pessoas próximas, o estresse recorrente pela mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social e as consequências econômicas na rotina de trabalho, contribuíram para o avanço de transtornos e doenças mentais no país em meio ao caos pandêmico.
Contudo, é imprescindível a intervenção do Estado para tal problemática, através do Ministério da Educação por meio da implementação de programas de aprendizado social e emocional, a fim de promover o conhecimento aos mecanismos para a gestão da emoção e inteligência emocional durante a pandemia. Sendo assim, a preservação da saúde mental dos brasileiros será muito mais satisfatória, e este desafio será felizmente superado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada