Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade. Nesse sentido, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, esta situação configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio o problema viole o que é exigido constitucionalmente.
Ademais, é fundamental apontar a dificuldade do acesso à internet pelas pessoas que vivem em áreas rurais como um dos complicadores do problema. "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação, atribuída à filósofa francesa Simone Beauvoir, pode ser facilmente aplicada às desigualdades ao acesso da tecnologia, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade civil, para que, assim, o fim do problema deixe de ser uma utopia.
Em suma, para que a questão abordada não exista no contexto atual brasileiro, medidas precisam ser tomadas. Para tanto, é vital que o Governo, por intermédio de verbas publicas, administre e elabore novos cenários que aperfeiçoam o alcance da internet, no qual a tecnologia seja de livre acesso para toda a sociedade brasileira, a fim de abolir a desigualdade que tanto perturba a população. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitarista, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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