De certo, a arte é uma das maneiras usadas para expressar ideias, sensações e sentimentos de um indivíduo com ou sem o uso das palavras. Por isso, exerce o papel indispensável de desenvolver a criatividade e a capacidade de interpretação daquele que a produz e consome. Além disso, também funciona como protesto e manifestação crítica, em que predomina a variedade de filmes, peças, pinturas e músicas, como a composição de Chico Buarque e Gilberto Gil "cálice", lançada contra a ditadura civil militar de 1964. Porém, mesmo que seja fundamental, a arte está distante da vida de muitos brasileiros, devido a péssima qualidade do ensino da arte nas escola públicas e a desvalorização da mesma em áreas pobres, porque não fornecer dinheiro como outros trabalhos, já que lá, ela não é consumida. Isso faz com que todos os efeitos da arte não estejam ao alcance dessas pessoal.
Portanto, nasce a necessidade de combater esses obstáculos. Em que, o Ministério da Educação, invista em capacitação para os professores de arte e amplie a grade curricular da matéria nas escolas, além de campanhas nas ruas, com uso de linguagem verbal e não verbal, por meio de panfletos, cartazes e propagandas, que promovam a importância da expressão artística, afim da participação de todos nela. Assim, os brasileiros poderão finalmente participar do processo de criação e consumo de arte e desenvolverem-se a partir de seus frutos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada