Por Anne24
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#120919
Na obra literária "Operação Buraco de Minhoca", da escritora Laura Bergallo, é retratada um planeta completamente devastado porque não suportou a quantidade de lixo em seu ecossistema. De modo análogo ao livro, no Brasil, a alta produção de lixo eletrônico coloca a sociedade sob riscos e consequências irremediáveis. Dessa forma, um risco propício é a exposição aos metais pesados que os resíduos eletrônicos possuem e, como consequência há o aparecimento de doenças potencialmente fatais.

Em primeira análise, cabe analisar o risco que a população têm ao ficar expostas a altas taxas de produção do lixo eletrônico. Nesse viés, esse tipo de lixo tem em sua composição metais como o chumbo e mercúrio, que ao se acumularem ao longo da cadeia alimentar, em um processo denominado bioacumulação segundo a biologia, vai atingir os seres humanos em grandes concentrações. Desse modo, a sociedade brasileira é exposta a esse risco porque não há no país, um programa adequado de recolhimento de resíduos eletrônicos e, assim, as pessoas descartam baterias, pilhas, lâmpadas LED e outros equipamentos eletroeletrônicos em quaisquer lugares, sem a devida precaução. Assim, é imprescindível haver uma postura do Estado quanto a elaboração de políticas públicas de coleta seletiva para que esse risco seja dizimado.

Por conseguinte, o acúmulo de metais pesados no organismo humano gera doenças que são, na maioria das vezes, incuráveis. Nesse sentido, um caso ocorreu em setembro de 1987 em Goiânia, em que algumas pessoas manusearam o Césio-137, um metal altamente radioativo, que estava armazenado em um aparelho de radioterapia abandonado em um local indevido. Dessa maneira, os indivíduos que manipularam o metal desenvolveram enfermidades como câncer, distúrbios neurológicos e até mesmo, morte. Por isso, é crucial que o Governo exerça sua função de proteger a população de riscos como esse, tendo em vista que o exemplo do Césio-137 ocorreu porque não havia uma política de descarte adequado do aparelho eletrônico, para que assim, as pessoas não fiquem exposta a lixos eletrônicos, e sejam vítimas de doenças hediondas.

Infere-se, portanto, que a alta produção de lixo eletrônico na sociedade brasileira promove o risco de acúmulo de metais tóxicos no organismo que culmina no desenvolvimento de doenças e, é fundamental reverter esse cenário. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve elaborar uma política pública de coleta seletiva, em que os detritos eletroeletrônicos serão separados e encaminhados para as fábricas de onde vieram, por meio da divulgação de campanhas para que as pessoas separem os restos de aparelhos eletrônicos que serão recolhidos com o fito de serem reaproveitados. Posto isso, a sociedade brasileira não será aniquilada como no universo de Bergallo.




@Katsmoking
@Casey12
@baja
@Caiunao
:D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por gabrielromao
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#121040
Seu texto está quase perfeito, mas ele possui alguns erros de gramática pontuais (eu contei 4, sendo 3 de concordância e 1 de vírgula), mas você tem muuuito potencial. Notão. parabéns
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