Pessoas nessa condição não podem ter bens no próprio nome, não têm acesso ao SUS, não podem ter sua carteira de trabalho assinada, se alistar ao exército brasileiro e nem mesmo ter seus nomes na certidão de nascimento de um filho. Esses brasileiros normalmente têm muitos problemas ao longo da vida, e logo no começo dela, já vemos um dos principais: nenhum deles tem direito a educação. Como disse Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, e sem ela o progresso é quase que inalcançável.
Na última década, o país conseguiu reduzir a taxa de pessoas sem documentos pessoais em quase 20%, mas mesmo assim, por conta da dificuldade de um brasileiro se registrar após a idade adulta, esse índice ainda é muito alto. Muitas das pessoas que são abandonadas em portas de casas pelos pais quando bebês, não são registradas no cartório, e ficam sem data de nascimento e nome oficial.
Dito isso, é imprescindível que medidas sejam tomadas para resolver essa questão. Cabe ao Ministério da Educação criar medidas como mudar regras e requisitos ou abrir exceções, para que crianças sem documentos tenham acesso à educação, fator importante e decisivo no futuro delas e do país. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome também deve criar uma lei, para que brasileiros sem registro não tenham condições de vida piores. E claro, o Cartório de Registro Civil tem de tomar medidas cabíveis para facilitar a documentação de pessoas após a maioridade, tornando o processo um pouco mais rápido e reduzindo as taxas de pessoas sem documentos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.