Primeiro, vive-se em uma sociedade onde zombar, fazer chacota e até mesmo humilhar uma pessoa é motivo de entretenimento. A falta de poder e controle da sociedade para combater esse problema é fruto de ações passadas e atuais, onde temos a criança, adolescente e até mesmo adulto criados em um ambiente inapropriado, o que leva, consequentemente, o desenvolvimento de um indivíduo praticante do bullying, agressivo e também a falta de controle da família sobre o mesmo.
Em segundo lugar, a família é a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato, tendo a mesma o papel de educar e zelar pelo bem mental e emocional. Há, porém, um outro agente importante nessa luta: A escola.
Torna-se evidente que a escola é o lugar onde ocorre os maiores índices de práticas ao bullying. É lícito afirmar que a escola também é responsável caso o ato ocorra fora da sala de aula, pois as mesmas práticas refletem no comportamento do aluno. Um estudo realizado pela revista "Veja", aponta que 17% dos estudantes, sendo eles americanos, sofrem bullying em sala de aula.
Em resumo, faz-se necessário discutir esse tema em sala de aula e também em forma de palestras, gerenciadas pela Secretaria da Educação com vínculo ao Estado, com a presença da família. Deve-se, também, por meio da tecnologia atual, denunciar e relatar a secretaria social todo e qualquer tipo de prática ao bullying, para que assim, os órgãos públicos citados possam intervir. Desse modo, será possível reverter este cenário drástico no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.