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#56758
A série "Anne com um E" narra a chegada de uma garota adotada por engano pelo casal de irmãos de meia-idade, Matthew e Marilla Cuthbert. Na obra, a criança tem um passado conturbado por abusos, agressão e o bullying, por ser uma garota órfã e ruiva, que zela os direitos humanos em um século onde não se tem o direito de expressão feminino. De maneira análoga a história, a questão do bullying e a impotência da sociedade, no Brasil, ainda é um dos maiores problemas, outrossim, motivos que cooperam gradativamente para o crescimento descontrolado da taxa de suicídio. O porquê da causa dessa impotência social em relação a esse ato? Qual o papel da família e também da escola nessa situação? O que deve ser feito para diminuir esses ataques?
Primeiro, vive-se em uma sociedade onde zombar, fazer chacota e até mesmo humilhar uma pessoa é motivo de entretenimento. A falta de poder e controle da sociedade para combater esse problema é fruto de ações passadas e atuais, onde temos a criança, adolescente e até mesmo adulto criados em um ambiente inapropriado, o que leva, consequentemente, o desenvolvimento de um indivíduo praticante do bullying, agressivo e também a falta de controle da família sobre o mesmo.
Em segundo lugar, a família é a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato, tendo a mesma o papel de educar e zelar pelo bem mental e emocional. Há, porém, um outro agente importante nessa luta: A escola.
Torna-se evidente que a escola é o lugar onde ocorre os maiores índices de práticas ao bullying. É lícito afirmar que a escola também é responsável caso o ato ocorra fora da sala de aula, pois as mesmas práticas refletem no comportamento do aluno. Um estudo realizado pela revista "Veja", aponta que 17% dos estudantes, sendo eles americanos, sofrem bullying em sala de aula.
Em resumo, faz-se necessário discutir esse tema em sala de aula e também em forma de palestras, gerenciadas pela Secretaria da Educação com vínculo ao Estado, com a presença da família. Deve-se, também, por meio da tecnologia atual, denunciar e relatar a secretaria social todo e qualquer tipo de prática ao bullying, para que assim, os órgãos públicos citados possam intervir. Desse modo, será possível reverter este cenário drástico no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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