Dados do IBGE mostra que em 2015 três, em cada quatro pessoas da população mais pobre do Brasil, são negras, e a taxa se torna ainda mais preocupante quando visto que os brasileiros são composta maioritariamente por pretos e pardos. Isso reflete uma sociedade amplamente desigual, e tal aspecto dificultando o acesso a educação de qualidade para esses, que seria um dos caminhos para resolver o problema.
Além disso, a população negra sofre diariamente preconceito. É alvo de críticas, piadas, agressões físicas e verbais, é excluída de grupos, e ainda, é negligenciada culturalmente, já que, seus costumes e ritos religiosos também são motivos de intolerância. Assim, o trajeto mais prático para combater esse cenário seria o respeito a miscigenação brasileira.
Portanto, é necessário que sejam articuladas medidas entre o Estado e a escola. O primeiro deve promover políticas públicas que visem a proteção desses, a fim de punir os agressores. Além disso, deve garantir o inserimento dos negros, nas escolas e universidades, sendo a única medida capaz de resolver a desigualdade econômica do país. Ainda, deve assegurar sua liberdade cultural, promovendo ações de valorização da cultura negra; A escola, formadora de caráter, deve inserir matérias de conhecimento étnico cultural, familiarizando seus alunos e os conscientizando. Somente assim, previnind e resolvendo os problemas, se construiria uma país mais tolerante e não racista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.