O filme ‘’O jogo da imitação’’ retrata a história do jovem matemático Alan Turing, que enfrenta obstáculos em seu percurso profissional ao ser contratado pelo governo britânico para decifrar códigos nazistas em plena Segunda Guerra Mundial. De maneira análoga, a presença juvenil no mercado de trabalho contemporâneo é cercada de desafios, os quais vão desde o processo de admissão até a conduta dentro do âmbito ocupacional. Nesse sentido, as oportunidades não equitativas de inserção nesse meio impedem o favorecimento pleno do crescimento social e capacitativo advindo dessa experiência, resultando na manutenção de um panorama problemático.
Em primeira análise, cabe pontuar que a disponibilização de empregos não atende de forma equilibrada as diversas realidades da parcela jovem da sociedade. De acordo com o sociólogo Florestan Fernandes, a noção de igualdade reforça as desigualdades, porquanto os aspetos que os tornam desconformes são ignorados, sendo fundamental a promoção da equidade para proporcionar condições íntegras dentro de quaisquer esferas. Sob esse viés, é possível constatar que jovens estabelecidos em um cenário familiar conturbado, distantes do ambiente educacional e que assumem responsabilidades precoces, como gerir o lar e cuidar de filhos, encaram, majoritariamente, entraves superiores àqueles que detém uma posição privilegiada. Sendo assim, essa dificuldade é percebida na administração das diferentes obrigações e obtenção de especialização acadêmica, resultando na impossibilidade desses sujeitos atingirem cargos de igual relevância. Perante isso, entende-se os efeitos da oferta não equânime de trabalho.
Em segunda análise, vale ressaltar que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, proatividade e inovação é alentado a partir do ingresso empregatício. Dessa forma, segundo o artigo 6° da Constituição Federal de 1988, o encargo é um direito que deve ser assegurado. Por conseguinte, denota-se que o cumprimento desse preceito é essencial, dado que o meio trabalhista viabiliza, principalmente à juventude em busca de uma primeira experiência prática, o aprendizado profissional e o fortalecimento socioemocional para lidar com as relações e exigências desse setor, tal qual o ocorrido no progresso laboral e trajetória resiliente de Turing. Além disso, a incorporação da população jovem nesses espaços beneficia também a empresa contratante, em função do estímulo à participação dinâmica, permitindo a elaboração de propostas progressistas capazes de impulsionar e aprimorar sua logística. À vista disso, apreende-se o quanto uma oportunidade pode ser vantajosa.
Diante dos fatos mencionados, é mister que medidas sejam tomadas para motivar a abertura do mercado de trabalho aos jovens na atualidade. Portanto, para revertes os impedimentos, urge que o Ministério da Economia, responsável pelos tópicos referentes ao trabalho, incentive as instituições a reservarem vagas, cujo percentual de 30% à 40% deve ser direcionado a jovens em situação de marginalização social, exclusivas para esse público, por meio da isenção e descontos fiscais, a fim de reduzir a carga tributária e aumentar o ofício juvenil conforme a proposição Fernandes e garantia do orientado na Magna Carta.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.