Em primeira análise,a alfabetização digital representa o processo de aprendizagem que uma pessoa adquire competência para entender e aproveitar o potencial educativo, econômico e social das novas tecnologias.Nessa ótica,o filósofo John Stuart em sua ética utilitarista propõe à sociedade uma doutrina que visa o maior benefício ao maior número de pessoas possível.Entretanto,ao analisar à situação da educação digital na sociedade brasileira hodierna,percebe-se que muitos cidadãos, principalmente,os que se encontram as margens da sociedade estão exclusos das atividades tecnológicas por não possuírem condições financeiras para a contratação de internet e recursos básicos de informática e tecnologia que, inclusive, não são oferecidos pelos governos de diversos estados.Consoante ao dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) cerca de 48% dos brasileiros são sem teto digitais,dessa forma o dado apresentado ratifica a contradição ao benefício proposto pela ética utilitarista e a ausência de homogeniedade na sociedade brasileira relacionada à educação.
Além disso,nota-se, hodiernamente,o déficit de infraestrutura para o acesso às redes digitais.Nesse sentido,a impossibilidade da utilização da internet priva algumas comunidades da obtenção de maior conhecimento e troca de informações,uma vez que,na contemporaniedade,a sociedade encontra-se hiperconctada,conforme o filósofo Pierre Lévy,ou seja,os serviços comerciais,de educação e judiciais são, majoritariamente, direcionados aos aplicativos.Entretanto, devido à ausência da extensão de rede de internet em zonas rurais e bairros periféricos,encontram-se diversos problemas para esses cidadãos,por exemplo,o auxílio emergencial proposto pelo governo para contemplar, principalmente,as famílias carentes, porém devido à inacessibilidade da rede de internet muitos desses indivíduos não foram contemplados.Consoante ao dado apresentado pelo G1,cerca de 78% das zonas rurais e 30% dos domicílios das classes D e E não tem acesso à internet,dessa forma,esse dado confirma as disparidades da exclusão digital que se traduz em exclusão social.
Diante disso,a fim de encontrar caminhos que mitigem essa discrepância poderia o Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação investir na ampliação das redes de internet,no Brasil,com a gerência desses serviços em áreas periféricas e zonas rurais e,em parceria com o Ministério da Educação oferecer cursos gratuitos de informática e tecnologia para idades de todas as faxetarias com o intuito de democratizar a educação digital, além de compor planos de subídios criando Lan Houses comunitárias que ofereçam aparelhos digitais e internet gratuita para a população carente.Dessa forma,poderia o povo tupiniquim contemplar a homogeniedade e o bem para a maioria dos cidadãos,proposta pela ética utilitarista,na pátria verde-amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada