No período da Revolução Industrial com o aumento da população nas cidades houve a criação de bairros operários e as condições de vida eram precárias. No contexto atual, é notável no Brasil alguns lugares onde o ambiente é péssimo para viver não existindo tratamento de esgoto tampouco o descarte adequado do lixo doméstico, sendo assim são despejados em rios tendo por consequência a poluição dos recursos hídricos.
No filme Erin Brockovich: uma mulher de talento, aborda a história de uma cidade onde a população está com inúmeras enfermidades devido ingestão de água contaminada. Fora da ficção é perceptível que essa é a realidade de grande parte das cidades brasileiras. Desse modo, por não haver saneamento básico de qualidade em boa parte das regiões do país a população está sujeita a ingerir água não potável trazendo inúmeras malefícios a saúde não só doenças leves como diarréia mas também as mais graves como a tuberculose.
Sob esse viés, portanto, é necessário medidas para resolver esse impasse. Nesse sentido, cabe ao Poder Legislativo planejar ações para solucionar o problema por meio de políticas públicas com o objetivo de assegurar o saneamento básico em todo território brasileiro e que haja a participação da sociedade para que a vontade geral seja cumprida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.