Por Emillyrocha
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#38931
Consoante, Rousseau - em sua teoria contratualista- o estado deve assegurar a vontade geral em prol do bem comum. Porém, os problemas estruturais do saneamento básico no Brasil contraria o pacto social do filósofo. Com isso, pode-se destacar que a falta de saneamento pode não só poluir os recursos hídricos bem como causar enfermidades na população.

No período da Revolução Industrial com o aumento da população nas cidades houve a criação de bairros operários e as condições de vida eram precárias. No contexto atual, é notável no Brasil alguns lugares onde o ambiente é péssimo para viver não existindo tratamento de esgoto tampouco o descarte adequado do lixo doméstico, sendo assim são despejados em rios tendo por consequência a poluição dos recursos hídricos.

No filme Erin Brockovich: uma mulher de talento, aborda a história de uma cidade onde a população está com inúmeras enfermidades devido ingestão de água contaminada. Fora da ficção é perceptível que essa é a realidade de grande parte das cidades brasileiras. Desse modo, por não haver saneamento básico de qualidade em boa parte das regiões do país a população está sujeita a ingerir água não potável trazendo inúmeras malefícios a saúde não só doenças leves como diarréia mas também as mais graves como a tuberculose.

Sob esse viés, portanto, é necessário medidas para resolver esse impasse. Nesse sentido, cabe ao Poder Legislativo planejar ações para solucionar o problema por meio de políticas públicas com o objetivo de assegurar o saneamento básico em todo território brasileiro e que haja a participação da sociedade para que a vontade geral seja cumprida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Jaklyni
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#39418
Oi, @Emillyrocha! Vou corrigir sua redação. Não deixe de me enviar seu feedback!


Introdução:
Consoante, [1] Rousseau - em sua teoria contratualista- o estado deve assegurar a vontade geral em prol do bem comum. Porém, os problemas estruturais do saneamento básico no Brasil contraria o pacto social [1] do filósofo. Com isso, pode-se destacar que a falta de saneamento pode não só poluir os recursos hídricos bem como causar enfermidades na população.

[1] "Consoante a Rousseau". Consulte a regência da palavra consoante.
[2] Por que os problemas de saneamento básico contraria o pacto social de Rousseau?


Comentário: Você usou um bom repertório, mas acredito que deva detalhar melhor a definição do contratualista de Rousseau e explicar porque os problemas de saneamento tem relação o conceito. Se o Estado deve assegurar o vontade geral em detrimento ao interesse particular, todos deveriam ter direito ao saneamento básico.


Desenvolvimento 1:
No período da Revolução Industrial, [3] com o aumento da população nas cidades houve a criação de bairros operários e as condições de vida eram precárias. No contexto atual, é notável no Brasil alguns lugares onde o ambiente é péssimo para viver, [4] não existindo tratamento de esgoto tampouco o descarte adequado do lixo doméstico, [5] sendo assim, [6] são despejados em rios tendo por consequência a poluição dos recursos hídricos.

[3] Adjunto adverbial deslocado. Neste período, você traz a ideia de proporcionalidade, no entanto, não conseguiu expressar sintaticamente isso. Concorda? Vou reescrever, compare:
"No período da Revolução Industrial, à medida que a população nas cidades aumentavam, cresciam os bairros operários em condições de vida precárias."
[4] Usa-se vírgula em orações adjetivas explicativas reduzidas de gerúndio.
[5] Substituir a vírgula por ponto final.


Comentário: Você traz repertório, mas precisa relacionar os períodos sintaticamente. A sua ideia só ficará coesa com o adequado relacionamento dos conectores dentro do período.

Desenvolvimento 2:
No[6] filme Erin Brockovich: uma mulher de talento, aborda a história de uma cidade onde a população está com inúmeras enfermidades devido à [7] ingestão de água contaminada. Fora da ficção, [8] é perceptível que essa é a realidade de grande parte das cidades brasileiras. Desse modo, por não haver saneamento básico de qualidade em boa parte das regiões do país, [9] a população está sujeita a ingerir água não potável, [12] trazendo inúmeras malefícios a saúde não só doenças leves como diarréia [10], mas também as mais graves como a tuberculose.

[6] Acredito que seja o sujeito do verbo abordar. Então ficaria assim: "O filme Erin Brockovich: uma mulher de talento aborda a história...".
[7] Uso obrigatório de crase.
[8] Aqui a vírgula é facultativa pela curta extensão do adjunto adverbial deslocado. Para realçar, sugiro colocar.
[9] Usa-se vírgula pela inversão da ordem direta do período.
[10] Novo acordo ortográfico.
[11] Usa-se vírgula antes de conjunção aditiva.
[12] Usa-se vírgula em orações adjetivas explicativas reduzidas de gerúndio.


Conclusão:
Sob esse viés, portanto, é necessário medidas para resolver esse impasse. Nesse sentido, cabe ao Poder Legislativo (Agente) planejar ações (Ação) para solucionar o problema por meio de políticas públicas (Modo/Meio), com o objetivo de assegurar o saneamento básico em todo território brasileiro(Efeito/Finalidade). [13] e que haja a participação da sociedade para que a vontade geral seja cumprida.

[13] Substituir por ponto. Faz-se necessário a devida adequação do período.

Comentário: Bem, seu projeto de intervenção ficou quase completo. Você precisa detalhar mais e deve utilizar os órgãos do Governo específico. Você tem bons argumentos, mas a construção sintática deixa a desejar pela justaposição de períodos.

Estude o uso da vírgula. Existe vários casos gramaticais que a vírgula é essencial. Atente-se a isso.


Espero poder ajudar mais vezes!
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Por Emillyrocha
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#39788
@Jaklyni Boa noite, muito obrigada pela sua correção foi de grande ajuda. Vou me atentar a todos os pontos que você levantou. Obrigada!
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