Em primeira análise, a violência doméstica não é um problema de “raiz única”. É uma questão causada por várias crenças enraizadas na nossa sociedade.
A ideia de que a mulher existe para casar-se e procriar, e que, após o casamento, a esposa torna-se uma posse de seu marido, e ele tem o direito de fazer o que quiser dentro do relacionamento, sem que ninguém de fora possa interferir. São dessas pequenas crenças machistas que nasce a violência.
Além disso, muitas mulheres vítimas de agressão não denunciam seus cônjuges, seja por conta dos filhos, por dependerem economicamente dele, ou também pelo medo de denunciar. Um levantamento do “Data Senado” de 2017 mostrou que 27% das vítimas ainda não fazem nada em relação ao autor da agressão. Dessa forma, medidas são necessárias para resolver esse impasse.
O Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve investir e incentivar a realização de palestras e debates sobre violência doméstica, machismo e suas consequências. Além disso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve, juntamente com os governantes das cidades, investir na construção de mais delegacias da mulher, para que dessa forma as vítimas sintam-se mais seguras e acolhidas em denunciar. Paralelamente deve-se elaborar um programa de auxílio econômico para elas, que em muitos casos eram dependentes de seus maridos. Com tais implementações, não teremos o sentimento de quem não agiu de José e a violência doméstica será uma mazela passada na história brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.