Em primeiro plano, a falta de informação é uma ferramenta que reiteram e normaliza o problema. Segundo, Conceição de Maria cofundadora do Instituto Maria da Penha, vivenciamos diariamente a violência doméstica, por isso é importante conscientizar e informar sobre como identificar situações se violência e como auxiliar às vítimas. Nessa perspectiva, a veiculação de pesquisas, artigos e notícias esclarecedoras oriundas de mulheres, com o enfoque no suporte e na solidariedade, fomentam uma nação desenvolvida, crítica e mais informada perante esse crime. Desse modo, a escassez de informes sobre a violência doméstica permite, que a mesma continue nas casas brasileiras.
Ademais, a ineficiência do apoio estatal se enquadra como perpetuadora da violência doméstica em sociedade. Visto que, segundo, a primeira lei de Newton um corpo permanece inerte se nenhuma força for aplicada sobre o mesmo. Em paralelo, a continuidade da problemática se fortifica pela insuficiência de políticas públicas, que não corrigem completamente e nem agem de forma competente a socorrer às vítimas, o qual torna esse problema estático. Como exemplo, nota-se que a Lei Maria da Penha possui entraves em sua aplicação, no qual é ineficaz mediante a proteção após boletim de ocorrência, isso porque o Estado não melhora em contratar agentes femininas, nem em ações para prevenir possíveis casos. Assim, a despreocupação dos profissionais do governo sobre esse crime e da ineficácia de uma lei já promulgada a anos, estabelece uma relação de conformidade e impunidade que coopera para o ciclo da violência.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem os desafios acerca da violência doméstica. Logo, cabe ao Governo Federal - órgão de maior importância nacional - minimizar a atuação desse crime pelo país. Tal iniciativa deve ocorrer, por intermédio da recriação do Ministério da Mulher - extinto por Michel Temer em 2016 - que irá aperfeiçoada os procedimentos de proteção, os mecanismos de denúncia de 24 horas e os meios de prevenção para o amparo, com o intuito de garantir um ambiente saudável para os registros de boletins de ocorrência, com profissionais femininas e para precaver a longo prazo, situações domésticas já conflitantes. Em síntese, tais providências visam combater o impasse de forma precisa e democrática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.