Por Paulinne
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Promulgada pela ONU em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito a educação e ao bem estar social. Conquanto a evasão escolar impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nossa posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no grande número de adolescentes que deixam à escola para trabalhar. De acordo com o MEC, apenas 58% dos jovens de 19 anos têm o ensino médio completo. Diante do exposto, muito desses jovens deixam à escola por conta de viver uma vida precária e terem que decidir entre trabalhar ou estudar.
Faz-se mister, ainda, salientar condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo a baixa qualidade do ensino das escolas. De acordo com Zygmuhat Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a características da "modernidade líquida " vivida no século XXI. Diante de tal contexto, percebe-se que o problema não está relacionado só à escola, todavia ao seu ambiente familiar, sua cultura e à falta de infraestrutura escolar, que são impulsionadores para a agravação do problema.
Por conseguinte, é de total responsabilidade do estado que tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população a respeito do problema, urge que o ministério da educação e cultura (MEC) crie, por meio de programas governamentais que incentivem e detalhem a importância da educação para os adolescentes e advirtam os alunos sobre as consequências de deixarem a escola, sugerindo aos mesmos criar o hábito de estudo. Também construindo escolas e reformando, para que os alunos tenham um ambiente onde se sintam acolhidos. Somente assim será possível combater a evasão escolar, diminuindo a taxa de jovens sem o ensino médio completo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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