Nesse sentido, é fundamental salientar, a princípio, que a displicência governamental é um fator predominante para a ocorrência desse empecilho. Isso acontece, pois, assim como a frase popularizada "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades", dos quadrinhos do Homem-Aranha, criado por Stan Lee, pode facilmente se relacionar com o Estado, haja vista que, embora tendo um alto poder para aplacar a dificuldade gerada pela falta da certidão de nascimento, mostra-se irresponsável ao não solucionar essa problemática, o que evidência a estigmatizacão desse assunto por parte do corpo civil. Diante do exposto, não é justo que a cidadania seja um privilégio de poucos.
Ademais, é nítido pontuar a intensificação da desigualdade social como propulsora desse entrave. Isso porque, segundo o IBGE, 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, resultando na invisibilidade em grande escala. Tal questão se entrelaça com o discurso do escritor Ariano Suassuna, que afirma a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos, ou seja, a falta da certidão de nascimento afeta a garantia da educação que, por vez, gera escassez na busca pela oportunidade de emprego, ampliando a desigualdade, além da constante discriminação pela coletividade. Logo, fica evidente a necessidade de mudanças voltadas para esse contratempo.
Depreende-se, portanto, a necessidade de superar os desafios que impede a inclusão social no Brasil. Para isso, é essencial que o Poder Executivo — na esfera federal — crie campanhas midiáticas para um amplo alcance de informações acerca da exclusão civil de indivíduos sem registro de nascimento, por exemplo, através de redes sociais e canais abertos de transmissão. Tal iniciativa ocorrerá por meio de implantação de um Projeto Nacional de combate a invisibilidade social, a fim de melhorar a vida de todo um conjunto social. Dessa forma, a ideia filosófica de Hans Jonas poderá ser, de fato, concretizada no cenário nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.