Avatar do usuário
Por thathasantos
Quantidade de postagens
#124168
Hans Jonas, filósofo alemão, afirma que "Uma sociedade saudável é aquela capaz de reconhecer e mitigar suas enfermidades sociais". Muito além da ideia sustentada por Jonas, nota-se que, na sociedade contemporânea, o oposto se sobressai, tendo em vista que ainda existe uma grande massa populacional sem cidadania. A partir desse contexto, é indispensável pontuar os principais fatores que estimulam a invisibilidade de indivíduos sem registro civil.

Nesse sentido, é fundamental salientar, a princípio, que a displicência governamental é um fator predominante para a ocorrência desse empecilho. Isso acontece, pois, assim como a frase popularizada "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades", dos quadrinhos do Homem-Aranha, criado por Stan Lee, pode facilmente se relacionar com o Estado, haja vista que, embora tendo um alto poder para aplacar a dificuldade gerada pela falta da certidão de nascimento, mostra-se irresponsável ao não solucionar essa problemática, o que evidência a estigmatizacão desse assunto por parte do corpo civil. Diante do exposto, não é justo que a cidadania seja um privilégio de poucos.

Ademais, é nítido pontuar a intensificação da desigualdade social como propulsora desse entrave. Isso porque, segundo o IBGE, 3 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, resultando na invisibilidade em grande escala. Tal questão se entrelaça com o discurso do escritor Ariano Suassuna, que afirma a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos, ou seja, a falta da certidão de nascimento afeta a garantia da educação que, por vez, gera escassez na busca pela oportunidade de emprego, ampliando a desigualdade, além da constante discriminação pela coletividade. Logo, fica evidente a necessidade de mudanças voltadas para esse contratempo.

Depreende-se, portanto, a necessidade de superar os desafios que impede a inclusão social no Brasil. Para isso, é essencial que o Poder Executivo — na esfera federal — crie campanhas midiáticas para um amplo alcance de informações acerca da exclusão civil de indivíduos sem registro de nascimento, por exemplo, através de redes sociais e canais abertos de transmissão. Tal iniciativa ocorrerá por meio de implantação de um Projeto Nacional de combate a invisibilidade social, a fim de melhorar a vida de todo um conjunto social. Dessa forma, a ideia filosófica de Hans Jonas poderá ser, de fato, concretizada no cenário nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
151 Exibições
por JOAO155
0 Respostas 
113 Exibições
por eduznn
1 Respostas 
141 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
386 Exibições
por GuvoFe
reste

aaaa

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM