Avatar do usuário
Por Leonardo88
Quantidade de postagens
#123268
Promulgado pela Constituição Federal de 1988, o Art. 255 do Capítulo VI garante a todos os indivíduos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e ao bem-estar social. Entretanto, o garimpo ilegal no Brasil impossibilita que essa parcela da sociedade desfrute desse direito nacional na prática. Nessa perspectiva, desafios devem ser superados para que uma nova sociedade integrada seja alcançada.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que as atividades oriundas da mineração ilegal são apontadas como um dos principais causadores de impactos ambientais. No Brasil, áreas de Reserva Indígenas são os principais locais onde ocorre os registros de garimpo, tornando-se uma ameaça a segurança dos povos originários e a conservação da biodiversidade local. É evidente a falta de fiscalização e cumprimento das leis ambientais para combater tal problemática.
Em segundo lugar, é importante ressaltar também que o garimpo ilegal contribui para a extinção não só das espécies da fauna e flora que compõe a biodiversidade local como a extinção dos próprios povos tradicionais . Uma vez que, o desmatamento e os metais pesados que acabam poluindo os rios e nascentes são utilizados pelos indígenas trazendo consequências para a saúde dos mesmos. Segundo o cientista Darwin, "o indivíduo que mais se adapta ao meio tem mais chance de sobrevivência". No entanto, todos aqueles que não se adequam ao novo cenário e condições precárias devido ao garimpo acabam não sobrevivendo.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal em parceria com o MMA (Ministério do Meio Ambiente) deverá aumentar a segurança dos povos originários e diminuir os impactos causados na biodiversidade devido o garimpo através da melhoria na fiscalização ambiental e aprimoramento das políticas públicas voltadas para essa problemática. Dessa maneira, o Brasil poderá desfrutar na prática o direito garantido pela Constituição Federal de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
279 Exibições
por higormaciel
Consequências do garimpo ilegal no Brasil
por Kabrica17    - In: Outros temas
0 Respostas 
271 Exibições
por Kabrica17
Consequências do garimpo ilegal no Brasil
por Kabrica17    - In: Outros temas
0 Respostas 
303 Exibições
por Kabrica17
Consequências do garimpo ilegal no Brasil
por Sabina    - In: Outros temas
6 Respostas 
343 Exibições
por Mylike
O Garimpo ilegal no Brasil
por itsmaiadu    - In: Outros temas
0 Respostas 
234 Exibições
por itsmaiadu
0 Respostas 
109 Exibições
por Adsonrafael
Garimpo ilegal na Amazônia
por Marcy22    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por Marcy22
1 Respostas 
326 Exibições
por Biacdc
0 Respostas 
274 Exibições
por yasmwiin
Meios para combater o endividamento no Brasil
por lica02    - In: Outros temas
0 Respostas 
117 Exibições
por lica02

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM