Em primeiro lugar, sabe-se que o garimpo tem origens históricas, pois na época da colonização portuguesa deu-se início as primeiras explorações de garimpo no Brasil, a partir disso perpetuou- se na história passando de geração em geração, chegando até os dias atuais trazendo consequências cada vez mais avassaladoras. Como por exemplo a contaminação dos rios e dos peixes pelo mercúrio, substância química usada para a mineração do ouro, tal substância é extremamente tóxica às pessoas e animais por consequência disso coloca em risco a vida das comunidade que vivem nas redondezas do garimpo.
Em segundo lugar, o Estado , cujo é o responsável pela proteção e garantia dos direitos dos cidadãos, negligencia o seu dever. De acordo com a carta Magna , promulgada em 1988 ( CF88) versa em seu art 1° um dos fundamentos da República federativa do Brasil *"A dignidade da pessoa humana"* nota-se então, que essa garantia não está sendo respeitada na prática, ficando apenas transcrita no papel, pois diante dos acontecimentos criminosos que estão sendo vivenciados pelo povo yanomami na Amazônia o qual sofreram, e muitos até morreram pela fome e por falta de assistência social, financeira e fiscalização contínua no que tange aos crimes ambientais, no caso em questão, o garimpo.
Diante dos fatos narrados, é imprescindível que o poder público, por meio dos órgãos fiscalizadores se façam mais assíduos no que concerne ao combate à crimes ambientais dessa natureza, façam operações policiais mais aprofundadas para erradicar o garimpo ilegal, outrossim, tracem estratégias em parceria com as mídias sociais para divulgação e consequente denúncias sobre atividades ilegais de garimpo, dessa forma há uma esperança de combater esse mal que assola a sociedade há décadas e, consequentemente o fundamento, cujo fala sobre a dignidade da pessoa humana que está exposto na republica federativa do Brasil será efetivado na vida real.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada