No limiar do contexto histórico, a desigualdade socioeconômica é um dos principais desafios para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes no Brasil. Cumpre mencionar que, conforme o estudo da UNICEF, 63% dos meninos e meninas vivem em situação de pobreza em território nacional. Nesse sentido, inegavelmente impede o pleno desenvolvimento desses indivíduos e se perpetuam condições precárias e acesso limitado a seus direitos.
Em decorrência disso, o Brasil ainda enfrenta altos índices de violência doméstica, abuso sexual e trabalho infantil, de tal forma que, a violência e a exploração sejam obstáculos significativos para a garantia desses direitos. Ademais, conforme o líder espiritual Dalai Lama, violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desprezo e fraqueza, visto que os agressores devem ser punidos e reprimidos. Entretanto, a realidade vivida na sociedade é a impunidade dos agressores e a falta de proteção efetiva, que agravam essa situação de vulnerabilidade.
Portanto, é mister que o Estado tome providencias para melhorar o quadro atual e reverter por completo a situação. Em síntese, urge que as escolas, juntamente ao PCF (Programa da Criança Feliz) crie por meio de campanhas, propagandas exclusivas para o público infantil e, incentive novas estratégias de denúncia, por intermédio de delegacias especializadas a fim de, superar essa situação tão preocupante em território brasileiro. Dessa forma, buscando a inclusão social e proteção de todos os menores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.