Diante desse cenário, é importante salientar que o alto valor dos produtos alimentícios também potencializa a permanência da fome e da inseguridade nutricional no Brasil. Sob tal perspectiva, o filme "O poço" retrata uma prisão vertical, na qual as refeições são servidas de cima para baixo e os reclusos do topo comem com mais fartura e qualidade que os demais. Fora da ficção, é possível estabelecer uma analogia com o atual cenário brasileiro, onde os prisioneiros do topo seriam a classe alta, que se alimenta com abundância e qualidade devido ao grande poder aquisitivo, enquanto os encarcerados dos andares inferiores representam a população mais humilde. Dessa forma, limita consumir produtos mais baratos e consequentemente de qualidade inferior e muitas das vezes até duvidosa.
Outrossim, é importante ressaltar que a insegurança alimentar na nação deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o filósofo John Rawls, em sua obra "Uma Teoria da Justiça", um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros para todos os setores, promovendo uma igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e o acesso a uma vida digna. Sob essa óptica, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo dessa ética do pensador inglês, visto que devido à falta de atuação das autoridades, o salário mínimo torna-se insuficiente para garantir a subsistência de uma família. Nessa percepção, desencadeiam-se assim, diversas inseguranças alimentares na população, uma vez que muitas pessoas não sabem se vão conseguir comer com a qualidade e a quantidade necessária. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Torna-se evidente, portanto, que medidas se fazem necessárias para combater a insegurança alimentar e a fome no país. Diante disso, cabe ao Governo Federal, órgão de poder máximo no país, através uma maior destinação de verbas, a promoção de campanhas de apoio e incentivo à agricultura familiar, serviço esse responsável por produzir o alimento que abastece as dispensas de milhares de famílias brasileiras, com o intuito de reduzir os preços e tornar os produtos mais acessíveis para-a parcela mais pobre da população, objetivando assim, mitigar ao máximo os problemas antes citados e garantir com veemência a segurança alimentar na comunidade. Dessa forma, com tais ações a Carta Magna se fará cumprida plenamente na nação verde-amarela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.