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Por Murilozxz
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No filme, “Prenda-me se for capaz”, o personagem Frank Abgnel, protagonizado por Leonardo DiCaprio, está por trás de inúmeros crimes e uma dívida milionária, após sua prisão, em virtude de seu conhecimento, Frank é recrutado pela polícia e tem sua dívida perdoada. Tal narrativa torna notória a fragilidade judicial, fato que não se restringe às telas, na verdade faz parte do cotidiano brasileiro, potencializado por brechas legislativas e, por conseguinte, despreocupa os criminosos acerca das medidas administrativas.

Em primeira análise, é evidente a presença de brechas no sistema penal brasileiro. Por exemplo, o ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, teve seu processo na justiça anulado, Lula era acusado de corrupção, mas por meio de uma manobra teve seu julgamento adiado, como resultado o processo expirou-se e o ex-presidente foi absolvido. Assim, faz-se nítida a efemeridade do aparato judicial, incapaz de punir por fragilidade de seu próprio código.

Consequentemente, a brevidade da legislação brasileira é intrínseca ao elevado número de crimes cometidos. No Japão, por exemplo, onde há punições mais severas, observa-se uma irrisória proporção entre a quantidade de habitantes e a ciminalidade, índice comentado e elogiado ao redor do mundo. Logo, torna-se obvio que um código menos brando é fator primordial de uma sociedade justa e menos marginalizada.

Conclui-se, então, que a impunidade do órgão judicial se tornou um pesar na sociedade brasileira. Para que haja plena justiça, urge que o senado aprimore o código penal através de sentenças mais severas. Acordos como a delação premiada não devem ter reduções significativas da pena estabelecida, ademais, crimes fiscais e atos de extorsão precisam de multas proporcionais a quantia em questão. Somente assim será possível que criminosos, geniais que sejam, não saiam impunes de seus crimes como Frank.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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