É importante pontuar que a justiça é feita, mas que também ela falha. Muitas vezes ela é movida através de corrupção, seja por governadores, prefeitos ou meros cidadãos comuns, chantagem, abuso de poder, dentre outros. Como houve no período em que o Brasil foi comandado pela ex-presidenta Dilma, em que muitos funcionários e a ex-presidenta usaram de seus poderes para realizar a corrupção.
Como o sistema punitivo age no Brasil? O sistema punitivo pode ser injustos, supõe-se que, dois jovens são acusados de furtar uma joalheria, ambos são punidos a 20 anos de prisão, sendo que um deles é de classe alta, e paga fiança e fica livre, enquanto o outro de classe baixa, permanece na prisão em situação insalubre e de superlotação. Podemos ver que, a partir disso houve certa igualdade de tempo a ser punido, porém, não houve equidade em relação às oportunidades.
Dessa forma é possível perceber que a justiça e o sistema punitivo no Brasil, são de certa forma decepcionantes, de um jeito em que chega a ser gananciosa e sem empatia. É preciso que o governo aja de dentro para fora, para podermos ter a justiça e o sistema punitivo adequado no Brasil.
FALA OQ VC ACHOU, ACERTOS E ERROS!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.