De acordo com a Lei 13.415/2017 - que estabelece os parâmetros desta reforma -, a carga horária de 2400 horas passa a aumentar para 3000, sendo 1800 para a Formação Geral Básica, e as 600 antes pertencentes a este setor passam para a chamada Parte Flexível, de 1200 horas. Isso significa que, nas escolas públicas, houve a "necessidade" de excluir as disciplinas tradicionais, como Filosofia e Sociologia, a fim de substituir-lás pelos chamados Itinerários Formativos, enquanto nas particulares, acrescentaram-se estes itinerários na grade curricular sem alterar a quantidade de matérias, fazendo os alunos de rede pública acabarem prejudicados, especialmente se tiverem interesse em fazer algum vestibular.
Outrossim, pode-se citar novamente os Itinerários Formativos, estes sendo 5 trilhas de aprofundamento, sendo 4 para as áreas do conhecimento, e 1 para a Formação Técnica e Profissional. Apesar de teoricamente garantir aos estudantes que estes pudessem escolher qualquer um, isto não é a realidade, como prova o site Brasil de Fato, que afirma que, em São Paulo, apenas 35% das escolas estaduais oferecem pelo menos 2 itinerários, obrigando a estes alunos a escolher algo que, na maioria das situações, não é de seu desejo.
Com isso, pode-se entender que o Novo Ensino Médio, apesar de parecer ser algo inovador, na realidade, é um causador de desigualdades, beneficiando apenas aos mais ricos. Assim, visa-se necessário que o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, cancelem esta lei e realizem consultas públicas, palestras e seminários com toda a comunidade escolar a fim de definir uma nova proposta para o Ensino Médio, levando a possibilidade de, no futuro, que as próximas gerações possam ter acesso a uma educação de qualidade e que possam, por meio dela, mudar o mundo, como afirma Nelson Mandela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.