Como causa, pode-se citar o desenvolvimento de nomofobia, que basicamente é uma fobia que deixa os indivíduos, sob o ciclo vicioso em relação ao celular, estressadas e ansiosas quando seus dispositivos móveis estão desligados e cerca de 58% dos homens e 47% das mulheres sofrem com nomofobia, que, consecutivamente trará como ilação alguns sintomas, como por exemplo, a ansiedade causada pela a ausência do uso do celular, mas, também uma dependência social e emocional nestes aparelhos.
Evidentemente, o uso dos celulares por jovens de um modo excessivo no dia a dia teve um acréscimo percentual de 21% para 66%, de acordo com a pesquisa realizada pela Agência Brasil, cerca de 73% dos garotos e 84% das garotas disseram que acessam a internet para meios educativos -sendo um deles para fazer trabalhos escolares- 77% do público feminino e 78% do público masculino declararam que preferem mandar mensagens instantâneas, enquanto, 78% de ambos os sexos afirmam usar as redes sociais, por conta desse fator citado anteriormente, pode-se concluir que há um desafio para combater o vício em aparelhos eletrônicos na era tecnológica do Brasil.
Portanto, a obsessão em dispositivos móveis em uma era tecnológica no Brasil não é algo fácil de se resolver, porém pode-se apresentar uma possível solução, que seria mais influência e apoio às campanhas contra o “phubbing”, nome dado para a ação de usar o celular em todos os momentos e em excesso, logo, quem pode resolver este tipo de ocorrência são as autoridades e publicidades em locais -por exemplo, algumas promoções/descontos concedidos como “recompensas” por não utilizar o celular durante a permanência no local-, deste forma, terá uma influência considerável sobre a população viciada em aparelhos eletrônicos (celulares, computadores e tablets).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.