De início há de se constatar a débil ação do Poder Público, enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o processo de coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte diante da evasão escolar. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano, Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito de acesso à educação. Logo, é notório, a omissão do Estado que perpetua o aumento do abandono escolar.
Por conseguinte, engendra-se, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, considerando a importância da formação acadêmica na sociedade para melhores oportunidades de emprego, essa circunstância gera um sentimento de desmotivação. Posto isso, conforme a PNAD em média 244 mil crianças e adolescentes não estão matriculados em uma rede de ensino. Diante de tal exposto, há uma expectativa de expansão em relação ao número de jovens com dificuldade para se inserir no mercado de trabalho fomentando a desigualdade social. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a se perdurar.
Depreende-se, destarte, que é mister a atuação governamental na redução da evasão escolar. Assim, a fim de reduzir a incidência dos abandonos escolares, cabe ao Poder Público, mais especificamente ao Ministério da Educação se aliar ao corpo docente das unidades escolares e, então atinar a principal causa para aprimorá-lo, reduzindo a evasão escolar. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o processo referido na Bandeira Nacional como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada