Avatar do usuário
Por julliacss
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114409
ㅤNa obra literária "Ensaio sobre a Cegueira", do escritor português José Saramago, é descrita a história de um país tomado por uma epidemia na qual os infectados deixam de enxergar. Nesse contexto, o livro não trata apenas da cegueira física, mas traça uma crítica à sociedade quanto a sua inação frente a problemas sociais. Não obstante, ao emigrar da esfera da literatura e adentrar a realidade brasileira, é notório que a automedicação tem sido impulsionada pelas redes sociais no Brasil, o que corrobora a ceguidade apontada por Saramago. Diane disso, é premente analisar dois aspectos que catalisam a problemática: a falta de informações e o desigual acesso ao sistema de saúde.
ㅤA princípio, é profícuo salientar que uma grande parcela de indivíduos carecem de conhecimento no que se refere aos riscos associados à automedicação, o que catalisa a busca por remédios e tratamentos na internet. Sob esse aspecto, consoante o filósofo brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco a sociedade muda. Por esse ângulo, fica evidente que, por não estarem educados, os cidadãos procuram por medicamentos de forma online e sem consulta médica. Dessa maneira, diversas pessoas agravam suas doenças e têm efeitos deletérios graças ao uso indevido de remédios.
ㅤRessalta-se, ainda, que muitos brasileiros não têm acesso a instituições de saúde, o que impulsiona o entrave em xeque. Perante o exposto, de acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado. No entanto, percebe-se que tais vínculos legislativos não se concretizam na realidade, o que complexifica o combate da automedicação, já que, por não possuírem ajuda médicas, os enfermos buscam soluções nas redes sociais. Logo, a conjuntura a tupiniquim contrasta com o pensamento do filósofo John Rawls, para quem um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores, garantindo a igualdade.
ㅤInfere-se, portanto, que há obstáculos para combater a automedicação no Brasil, o que deve ser mudado. Para tanto, urge que o Ministério da Saúde -- setor governamental responsável pela administração da saúde pública -- crie um Plano Nacional de Combate a Automedicação, com o objetivo de erradicar essa prática no pais, por intermédio de campanhas nas redes sociais e criação de novos centros de saúde nas áreas marginalizadas de modo a explicitar os riscos do uso indevido de remédios e garantir o acesso igualitário à ajuda médica, combatendo a medicação por conta própria. Assim, com a eficiência dessa medida. a nação verde-amarela afastar-se-á de cenários como o descrito por Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
548 Exibições
por Rafael98
1 Respostas 
441 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
104 Exibições
por StudiMaris
4 Respostas 
230 Exibições
por remy25
0 Respostas 
386 Exibições
por sophiagabr
0 Respostas 
89 Exibições
por maxilane
0 Respostas 
116 Exibições
por Leticiaa12
1 Respostas 
129 Exibições
por Rayssaa22
0 Respostas 
92 Exibições
por raquel236329
0 Respostas 
81 Exibições
por Fabidall

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM