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Por Eviih
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#114337
Na trama "Bacurau", os Bacurauenses são discriminados até mesmo pelos próprios brasileiros que passavam pelas redondezas, nos quais, não se achavam iguais aos nativos do sertão, muito menos acreditavam falar a mesma língua. Visto isso, no Brasil, coincidentemente a variedade linguística influi, muitas vezes, em um embate incoerente que classifica a multiplicidade da fala em uma colocação de correta ou errada. embasando, assim, discursos preconceituosos de superioridade em prol do que seria o verdadeiro português. Diante disso, faz-se indispensável uma análise a reprodução da desigualdade ligadas a fala e a eficácia com o cuidado educacional em detrimento a esse estigma.


Nesse sentido, é eminente a classificação da língua em classes sociais no território brasileiro. Por conseguinte, de acordo com o pensador pierre bourdie em seu conceito de capital cultural, o conhecimento da norma culta em conjunto com a forma de se portar em contexto com determinadas situações, por ser considerado incomum e pouco acessível, torna-se um elemento de distinção, quando não atinge a totalidade social. Sob esse viés, a inacessibilidade dessa habilidade impede certas pessoas de se distinguirem, acarretando uma reprodução do processo de desigualdade, visto que, a norma culta é taxada como erudita e as demais variações regionais – sotaque caipira, carioca, baiano – remetidas, na maioria das vezes, a algo leigo. Assim, implica o fato do rompimento a essa linha de raciocínio para que extingua o preconceito assimilado ao dialeto.


Por outro lado, uma educação passiva no que tange a pauta acentua mais a problemática existente. Diante disso, em acordo com o pensador Marcos Bagno, no livro preconceito linguístico, a norma culta é um exemplo de padronização no qual pode ser usada para facilitar, por exemplo, estrangeiros que buscam aprender a língua, devido a dificuldade que seria capacitar-se em todas as variantes, ou em cenários que exijam formalidade. porém, o descuido em ressaltar a riqueza da diversificação da linguagem tão quanto com a norma padrão em escolas e meios midiaticos pode ser um dos principais potencializadores desapercebidos desse impasse, criando preconceitos enraizados do que não se adequa a ela. Visto isso, é necessário um aprofundamento na temática para cortar pela raiz esse prejulgamento.


Em suma, urge que medidas sejam tomadas para cessar essa linha de raciocínio Brasileira. Logo, o ministério da educação e cultura devem adicionar a grade curricular arcos que priorizem a ampla variedade da fala de forma interativa compartilhando documentários ou filmes brasileiros que agreguem no conteúdo e conhecimento com o intuito de mudar essa lógica e acabar com a discriminação presente assim como no filme "Bacurau".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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