Primeiramente,a visão mercantil para com a natureza ratifica esse óbice. No filme" Ze colmeia" , é apresentado um cenário em que uma reserva florestal seria destruída para a construção de casas e edifícios. Analogamente à ficção, situa-se o panorama atual global, dado que o meio ambiente é visto como uma fonte de recursos inesgotáveis,à exemplo disso, pode-se citar a região da Mata atlântica, no Brasil, que atualmente possui menos de 10% de seu território original inexplorado.
Ademais, a relação dependente do aprimoramento tecnológico e da natureza respalda a crise ambiental global. De acordo com dados do site climainfo.org.br os níveis de CO2 aumentaram em mais de 50% na atmosfera desde a revolução industrial, consequentemente, agravando o efeito estufa. Além disso, esse fato solidifica o argumento supracitado,posto que tal desenvolvimento tecnológico somente ocorreu à medida que houve a exploração do meio ambiente.
Portanto, percebe-se que medidas são necessárias para a superação da crise global ambiental. Destarte, cabe à escola a destinação de verbas para atenuar esse entrave, por meio da criação de uma nova disciplina que ensine aos alunos a importância de valorizar o meio ambiente, com o intuito de aflorar a ideia de sustentabilidade nas pessoas desde cedo. Outrossim, é dever dos governantes dos países o oferecimentos de recursos financeiros para a implementação de fontes de energia renováveis, como por exemplo, energia solar e eólica,com o fito de obter aprimoramento tecnológico independente de gases que agravam o efeito estufa. Dessa forma, o anime Naruto poderá ser concatenado à realidade hodierna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.