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Por LETICIA777
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#113789
Na obra Utopia do filósofo Thomas More, retrata a sociedade perfeita, no qual o corpo civil padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, no contexto hodierno não é o que se observa, visto que apenas 22% dos presos no sistema penintenciário brasileiro exercem algum tipo de atividade laboral, interna ou externa aos presídios, de acordo com o site "O globo". Por isso, torna-se imprescindível analisar os fatores motivadores dos desafios na educação para a ressocialização do detento no Brasil do século 21: negligência estatal e ausência de debates.
É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. Diante disso, segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Principe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. Entretando percebe-se que, no território nacional, há a recorrência de obstáculos que atrapalha o desenvolvimento da educação para a ressocialização do encarcerado, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover instrução aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Dessa forma é inadmissível que tal situação se perpetue , pois traz consequências graves, como o retorno à criminalidade.
Ademais a carência de discussões acerca da reeducação do preso é um motivador do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos da sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pade ser aplicada quanto a ressocialização do meliante, porquanto e assundo pouco é debatido no âmbito midiático, o que acareta na desinformação sobre os benefícios de uma boa formação educacional para os presos. Desse modo, devido a pouca visibilidade dada à questão, a problemática se mantém. Portando, faz-se necessário ações para amenizar os desafios na educação para a ressocialização do detento no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação, deve realizar projetos para a ressocialização e reeducação
dos encarcerados, a fim de garantir uma boa educação as vitimas da problemática. Além disso cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, promover debates sobre as benefícios da ressocialicação, com o fito de informar a população acerca das mazelas sociais. Feito isso, a realidade da sociedade brasileira será como a sociedade retratado na obra de Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por LETICIA777
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#113790
@OlrenBeat Olá! Poderia corrirgir? Se puder, agradeço mtt! <3
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Por Vitorialsx
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#113797
Sua redação se enquandra no modelo Enem, não tangenciou o tema, apresentou argumentos e os defendeu. Uma dica na parte da introdução é você usar apenas um repertório sociocultural porque se não sua redação fica muito expositiva . E na proposta de intervenção, não fica muito interessante utilizar mais de 1 agente e pelo que vi você escolheu 3 , assim fazendo a proposta ficar um pouco longa, o que não é correto já que a conclusão não deve ser tão longa. Fora isso , adorei sua redação , os repertórios utilizados e sua argumentação foi ótima.
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Por OlrenBeat
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#113832
NOTA FINAL 940!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa introdução, com a citação de um autor e a contextualização do tema. No entanto, houve alguns problemas na organização das ideias ao longo do texto.

No segundo parágrafo, você aborda o problema da negligência estatal em relação à educação para ressocialização dos detentos. Entretanto, faltou desenvolver melhor essa ideia e relacioná-la diretamente com o tema proposto. Além disso, seria interessante citar exemplos concretos dessa negligência por parte do Estado.

Já no terceiro parágrafo, você menciona a ausência de debates como outro fator motivador dos desafios na educação para ressocialização dos detentos. Aqui também há falta de conexão direta com o tema proposto e pouca argumentação sobre esse ponto específico.

No quarto parágrafo, você apresenta uma possível solução para os problemas apontados anteriormente: projetos governamentais voltados para a reeducação dos encarcerados e debates promovidos pela mídia nas redes sociais. Essa é uma boa iniciativa! No entanto, seria necessário detalhar mais essas propostas — quem seriam os responsáveis por executar esses projetos? Como eles seriam financiados? Qual seria o impacto esperado dessas medidas?

Por fim, vale lembrar que seu texto precisa estar mais coeso e coerente. É preciso trabalhar melhor as relações entre as partes do texto (introdução-desenvolvimento-conclusão) e utilizar conectivos adequados para garantir fluidez na leitura.

Espero ter ajudado! Lembre-se de que a prática constante da escrita e a leitura de bons textos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades necessárias à produção de uma boa redação.

Sua redação contém 21 desvios!
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