É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. Diante disso, segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Principe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. Entretando percebe-se que, no território nacional, há a recorrência de obstáculos que atrapalha o desenvolvimento da educação para a ressocialização do encarcerado, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover instrução aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Dessa forma é inadmissível que tal situação se perpetue , pois traz consequências graves, como o retorno à criminalidade.
Ademais a carência de discussões acerca da reeducação do preso é um motivador do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos da sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pade ser aplicada quanto a ressocialização do meliante, porquanto e assundo pouco é debatido no âmbito midiático, o que acareta na desinformação sobre os benefícios de uma boa formação educacional para os presos. Desse modo, devido a pouca visibilidade dada à questão, a problemática se mantém. Portando, faz-se necessário ações para amenizar os desafios na educação para a ressocialização do detento no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação, deve realizar projetos para a ressocialização e reeducação
dos encarcerados, a fim de garantir uma boa educação as vitimas da problemática. Além disso cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, promover debates sobre as benefícios da ressocialicação, com o fito de informar a população acerca das mazelas sociais. Feito isso, a realidade da sociedade brasileira será como a sociedade retratado na obra de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.