Em primeiro plano, a falta de controle quanto as vendas das drogas lícitas no país é algo a ser observado. De acordo com a Lei 13.106 de 2015 - Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é crime, porém, mesmo com a norma, muitos estabelecimentos acabam disponibilizando a comercialização do álcool a jovens. Dessa forma, a falta de imposição do Estado desencadeiam ao consumo, tendo em vista que a distribuição do produto é feita sem restrições, deixando explícita o desvio a ética por parte dos comerciantes.
Em segundo plano, a pressão da sociedade para aceitação também é uma importante causa na problemática. Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer "Nada é mais prejudicial ao pensamento próprio do que uma influência muito forte de pensamentos alheios". Diante disso, muitos jovens abrem mão de suas próprias vontades em prol do aceitamento em grupos de amigos, familiares ou outros núcleos sociais, mesmo que o uso das bebidas alcoólicas e do cigarro traga problemas a saúde dessas pessoas. Deixando clara a naturalização das drogas lícitas na vida dos brasileiros e a influência de outros cidadãos no cotidiano desses jovens.
Desse modo, a falta de fiscalização nos estabelecimentos e a pressão social são causas presentes no assunto. Por isso, é necessário que o Estado faça a proibição de propagandas de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação. Além da participação do Ministério da Educação, através de palestras entre alunos, familiares e professores, com especialistas no assunto, para a conscientização do uso dessas drogas, tendo como finalidade a diminuição dos elevados índices desse consumo entre os jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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