Em primeira análise, é importante ressaltar que uma dos impedimentos que dificultam as pessoas que fazem as transfusões de sangue e a falta de informação sobre a importância da doar sangue faz centenas de pessoas percam a sua vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde a meta para doadores em uma população é de 3% , alvo distante para o Brasil que apresenta somente 1,8% . Isso acontece porque 27% dos cidadãos brasileiros nunca precisaram de transfusão sanguínea e assim não percebem a necessidade de outros, ocasionando assim uma baixa procura por centros de coletas de sangue. Dessa forma, a falta transfusão de sangue pode provocar grandes riscos para a saúde de um indivíduo, levando até a morte.
Em segundo plano, vale destacar que a falta de incentivo também é uma barreira que dificultam a doação de sangue. acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Diante disso, a ausência do estímulo provoca um déficit dentro dos hemocentros, o que prejudica as pessoas que necessitam de sangue como exemplo, vítimas de acidentes. Com base nisso, o incentivo a esta prática é crucial para a correção deste déficit.
Portanto, medidas devem ser tomadas para estimular a doação de sangue. O ministério da saúde deve fazer anúncios através dos meios de comunicação,como na Internet e na televisão, a fim de incentivar a população a doaram sangue. Em acréscimos, o ministério da educação órgão responsável por promover ensino de qualidade, em parceria com ministério da saúde deve preparar os alunos para serem doadores voluntários meio de seminários nas escolas que abordam o tema e campanhas públicas de caráter informativo. Com a finalidade de aumentar o número de doadores de sangue.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.