Em primeira análise, é inegável que a sociedade capitalista é uma das grandes responsáveis pelo uso da sustentabilidade como meio de rentabilidade. Prova disso, o físico teórico Stephen Hawking, em um de seus trabalhos, aponta que a poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta. De maneira análoga, salienta-se que o homem é o principal responsável pela degradação do aquecimento global e poluição do ambiente, visto que é responsável pela emissão de gases originadores do efeito estufa. Sendo assim, intervenções são necessárias para que tais problemas diminuam na sociedade.
Diante disso, é pertinente ressaltar que, conforme o filósofo Jean-Jacques Rosseau, “o homem é o produto do meio”, ou seja, se uma pessoa cresce em um ambiente materialista, seus comportamentos terão essa mesma característica. Nesse sentido, quando essa pessoa se torna empresária, sua tendência é fazer de tudo para maximizar seus lucros, mesmo que isso envolva temas sérios, como a sustentabilidade. Por conseguinte, ocorre-se a propagação de um movimento sustentável superficial, cujos objetivos principais não são os mesmos do original.
Desse modo, torna-se fundamental o equilíbrio entre o homem e a natureza para a manutenção da vida, com o intuito de preservá-la para as próximas gerações. Logo, o poder Executivo, órgão responsável pelo execução das leis, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima deve promover palestras e campanhas sobre a preservação do meio ambiente e reutilização da água nas empresas, escolas e cidades, a fim de orientar a sociedade e empresários sobre a importância da preservação dos recursos naturais e instrui-los sobre a importância de engajar a temática. Dessa forma, garante-se o impedimento dos abrandamentos da sustentabilidade total.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.