Avatar do usuário
Por fairymxndes
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113414
No livro “Duna”, de Frank Hebert, é retratado a realidade vivenciada por uma sociedade distópica, onde a água é um recurso extremamente valioso, sendo necessário a utilização de trajes especiais que reciclam os fluídos corporais e reutilizam a umidade de seus corpos. Não distante da ficção, observa-se que no Brasil a água limpa não é do acesso de todos e mudanças climáticas também tem contribuído para tornar o recurso natural cada vez mais precioso no mundo. Sob esse viés, torna-se necessário a análise acerca de causas, consequências e possível resolução da problemática.

Em primeira análise, é inegável que a sociedade capitalista é uma das grandes responsáveis pelo uso da sustentabilidade como meio de rentabilidade. Prova disso, o físico teórico Stephen Hawking, em um de seus trabalhos, aponta que a poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta. De maneira análoga, salienta-se que o homem é o principal responsável pela degradação do aquecimento global e poluição do ambiente, visto que é responsável pela emissão de gases originadores do efeito estufa. Sendo assim, intervenções são necessárias para que tais problemas diminuam na sociedade.

Diante disso, é pertinente ressaltar que, conforme o filósofo Jean-Jacques Rosseau, “o homem é o produto do meio”, ou seja, se uma pessoa cresce em um ambiente materialista, seus comportamentos terão essa mesma característica. Nesse sentido, quando essa pessoa se torna empresária, sua tendência é fazer de tudo para maximizar seus lucros, mesmo que isso envolva temas sérios, como a sustentabilidade. Por conseguinte, ocorre-se a propagação de um movimento sustentável superficial, cujos objetivos principais não são os mesmos do original.

Desse modo, torna-se fundamental o equilíbrio entre o homem e a natureza para a manutenção da vida, com o intuito de preservá-la para as próximas gerações. Logo, o poder Executivo, órgão responsável pelo execução das leis, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima deve promover palestras e campanhas sobre a preservação do meio ambiente e reutilização da água nas empresas, escolas e cidades, a fim de orientar a sociedade e empresários sobre a importância da preservação dos recursos naturais e instrui-los sobre a importância de engajar a temática. Dessa forma, garante-se o impedimento dos abrandamentos da sustentabilidade total.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113450
boa tarde, @fairymxndes,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.


No livro “Duna”, de Frank Hebert, é retratado a realidade vivenciada por uma sociedade distópica, [onde] (em que) a água é um recurso extremamente valioso, sendo necessário a utilização de trajes especiais que reciclam os fluídos corporais e reutilizam a umidade de seus corpos. Não distante da ficção, observa-se que no Brasil a água limpa não é do acesso de todos e mudanças climáticas também tem contribuído para tornar o recurso natural cada vez mais precioso no mundo. Sob esse viés, torna-se necessário a análise acerca de causas, consequências e possível resolução da problemática.

obs, intro:
- Introdução impecável!


{1- Em primeira análise}, é inegável que a sociedade capitalista é uma das grandes responsáveis pelo {2- uso [da sustentabilidade]} (de recursos naturais) como meio de rentabilidade. Prova disso, o físico teórico Stephen Hawking, em um de seus trabalhos, aponta que a poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta. De maneira análoga, salienta-se que o homem é o principal {4- responsável} pela {3- degradação do aquecimento global} e poluição do ambiente, visto que é {4- responsável} pela emissão de gases originadores do efeito estufa. Sendo assim, intervenções são necessárias para que tais problemas diminuam na sociedade.

obs, d1:
- {1}: conectivos como: Em primeiro lugar, Em primeiro plano, De início, Inicialmente; são conectivos para serem usados na introdução e não depois dela. Procure usar: Nesse sentido, Diante desse cenário, Sob esse viés...
- {2}: Sustentabilidade é um termo usado para caracterizar condição do que é sustentável. Aqui, o capitalismo é o contrário disso.
- {3}: Degradação do aquecimento global? Então o aquecimento global está deixando de existir. Eu entendo o queira dizer, mas se atente quando for escrever. Cuidado!
- {4}: Repetição.


Diante disso, é pertinente ressaltar que, conforme o filósofo Jean-Jacques Rosseau, “o homem é o produto do meio”, ou seja, se uma pessoa cresce em um ambiente materialista, seus comportamentos terão essa mesma característica. Nesse sentido, quando essa pessoa se torna empresária, sua tendência é fazer de tudo para maximizar seus lucros, mesmo que isso envolva temas sérios, como a sustentabilidade. Por conseguinte, ocorre-se a propagação de um movimento sustentável superficial, {5- cujos objetivos principais não são os mesmos do original}.

obs, d2:
- Ausência do tópico frasal de iniciação e de finalização.
- {5}: Quais seriam os objetivos originais? Isso poderia ter sido esclarecido lá na introdução. Recomendo que faça uma organização dos fatos antes de escrever sua redação, para que não venha ter lacunas abertas durante o texto.


Desse modo, torna-se fundamental o equilíbrio entre o homem e a natureza para a manutenção da vida, com o intuito de preservá-la para as próximas gerações. Logo, o poder Executivo, órgão responsável pelo execução das leis, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima(,) deve promover palestras e campanhas sobre a preservação do meio ambiente e reutilização da água nas empresas, escolas e cidades, a fim de orientar a sociedade e empresários sobre a importância da preservação dos recursos naturais e instrui-los sobre a importância de engajar a temática. Dessa forma, garante-se o impedimento dos abrandamentos da sustentabilidade total.

obs, conclusão:
- Ausência de um meio. O meio é COMO a ação será feita. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática é o agente.


observações gerais:
- Uma discussão que quero levantar aqui é, você percebe que na introdução você fala especificamente sobre a água, mas em momento algum discute ou fala superficialmente sobre isso em seus desenvolvimentos? Isso pode ser considerado como quebra de expectativa e fuga parcial do tema.
- Vejo que você corrigiu alguma das minhas observações apontadas no texto anterior. Parabéns! Lembre-se, os dois desenvolvimentos deve haver os tópicos frasais de iniciação, comprovação, argumentação e finalização.
- Espero ter ajudado de alguma forma! Abraços, espero ver você aqui em breve novamente.

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
133 Exibições
por Arttailaine
6 Respostas 
233 Exibições
por Lauany25
Escravidão nos tempos modernos
por Anamarquesx    - In: Outros temas
0 Respostas 
67 Exibições
por Anamarquesx
Escravidão nos tempos modernos
por Anamarquesx    - In: Outros temas
0 Respostas 
62 Exibições
por Anamarquesx
0 Respostas 
109 Exibições
por Willena
1 Respostas 
165 Exibições
por gabissilvazx
0 Respostas 
125 Exibições
por joao3838
0 Respostas 
139 Exibições
por Wanessapinho
SUSTENTABILIDADE
por Anxclyre    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Anxclyre
0 Respostas 
73 Exibições
por Isabarbtais

Crítico. Tolerante. Consciente. Esperan&cce[…]

Desde o período antigo, filósofos co[…]

O trabalho sempre foi alvo de uma suposta valoriza[…]

Como tudo no mundo, os recursos tecnológico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM