Nesse sentido, é fulcral pontuar que essa problemática deriva do equilíbrio social. Tal tese pode ser relacionada ao pensamento do político Kanrad Aderaver, o qual diz "vivemos sobre o mesmo céu, mas nem todos tem o mesmo horizonte". Sob a ótica, uma parcela da sociedade está invisível de modo que não tenha chance de garantir conhecimento adequado para a sua jornada de trabalho, o que resulta no bloqueio de usufruir de seus direitos e até na desistência do local. Nessa perspectiva, entende-se essa questão como uma barreira cuja a resolução deve ser imediata.
Ademais, outro ponto relevante nessa temática, é a negligência governamental. Para o sociólogo Karl Mark, a "Atenuação" - imposta pelo meio se produção - faz com que o trabalhador não tenha consciência do valor do seu produto final, o que lhe causa familiaridade àquela realidade. Devido à ausência de políticas sociais - as quais deveriam ser disponibilizadas pelo Estado -, o cidadão sente-se negligenciado, uma vez que o apoio necessário é negado, tornando-se assim, habituado ao ambiente, apesar de que não tenha seus direitos estabelecidos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar os efeitos da ausência de políticas sociais para o preparo dos jovens destinados ao mercado de trabalho, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Cartas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Cidadania, será revertido na criação de programas sociais, através de entrevistas com jovens afetados pela problemática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada