Hordiernamente constata-se que pessoas se encontram cada vez mais encurraladas em dívidas, em virtude da falta de conhecimento de administração salarial, de acordo com a fala de Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo, todavia a carência de comando do embolso leva a que ocorra a insegurança circunstancial. Dessarte podendo gerar o aumento da pobreza, pessoas desabrigadas e consequentemente indivíduos passando fome de maneira que não tenha seus devidos direitos executados.
Além disso, a escassez de empregos disponíveis para a população é outro contratempo que impossibilita a vida estável de muitos brasileiros. Tal ponto ocorre, pois , pode ser captado na fala de Milton Santos, que declara a existência de apenas duas classes sociais, a dos que não comem e a dos que não dormem com medo da revolução dos que não se alimentam. O mesmo expressa uma reflexão da falha do comprometimento do estado com o cidadão, que pode ser reconhecido com a inquirição do texto costitucional promulgado em 1988 no seu artigo 6 que garante o direito social do citadino ao trabalho.
É inerente portanto a efetivação de medidas para reverter a situação de endividamento dos cidadãos, nessa pesperctiva, compete ao poder Executivo Federal, mediante as atribuições do Ministério da educação e o Ministério do trabalho. Por intermédio respectivamente da promoção de projetos pedagógicos nas escolas. Como oficinas, palestras e atividades comunitarias no auxílio de gestão financeira, e a realização de medidas como o aumento do salário mínimo, a dinamização do mercado. Essas iniciativas objetivaria enfim arrefecer os efeitos da inércia do estado. possibilitando que o Brasil estabeleça, conforme as determinações da constituição como uma sociedade justa e de menor desigualdade , livre de dividas acumuladas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.